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Título: Corpo e movimento na escola: experiências de liberdade na infância
Autor(es): Vieira, Meissa Mendes
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Aprendizagem
Corpo e mente
Brincadeiras
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: VIEIRA, Meissa Mendes. Corpo e movimento na escola: experiências de liberdade na infância. 2014. 97 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho foi construído a partir de observações participativas, reflexões e registros em um ano de prática em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo é investigar as relações entre corpo e aprendizagem na escola, identificando se há correlação entre corpo e mente nesse processo. Para tal, traço um breve histórico da visão de corpo desde as sociedades da Grécia Antiga até como o mesmo é tratado em sala de aula hoje em dia, utilizando os conceitos de Foucault (1987), Monteiro (2009) e Freitas (1994). Trago também os conceitos das obras de Freire (2014) para contraporem-se às práticas tradicionais na educação e a ratificação de corpos dóceis na escola. A pesquisa estruturou-se a partir de práticas em sala de aula com uma turma de 5º ano do ensino fundamental e de oficinas realizadas com disposições circulares, nas quais crianças de toda a escola foram agrupadas a partir de seus interesses. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e traz relatos de um diário de campo, desenvolvido durante a prática, dialogando com o aporte teórico. Ao fim da pesquisa constata-se que é possível realizar uma intervenção pedagógica em que corpo e mente estejam interligados, potencializando a aprendizagem através de experiências de liberdade. __________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work was constructed from participatory observations, reflections and records in a year of practice in a public school in the Federal District. The aim is to investigate the relationship between body and learning in school, identifying the correlation between body and mind in the process. To do this, I trace a brief history of the vision of the body from the societies of ancient Greece up to how it is handled in the classroom today, using the concepts of Foucault (1987), Monteiro (2009) and Freitas (1994). I also bring the concepts of the works of Freire (2014) to counteract to the traditional practices in education and the ratification of docile bodies in school. The research was structured from practices in the classroom with a class of 5th year of elementary school and workshops with circular arrangements, in which children of all school were grouped from their interests. The research follows a qualitative approach and brings reports of a field journal, developed during practice, talking with the theoretical framework. At the end of the research it appears that it is possible to perform an educational intervention in which body and mind are interconnected, enhancing learning through experiences of freedom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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