Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TainaMouraNogueira.pdf589,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O programa seguro-desemprego : desafios para uma gestão eficiente dos gastos
Autor(es): Nogueira, Tainá Moura
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Política de trabalho - Brasil
Programa Seguro Desemprego (PSD)
Desemprego
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: NOGUEIRA, Tainá Moura. O programa seguro-desemprego: desafios para uma gestão eficiente dos gastos. 2014. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Em um ambiente no qual a taxa de desemprego se apresenta de forma decrescente, com índices, segundo especialistas, próximos de uma situação de pleno emprego, a elevação nos gastos com o programa Seguro-Desemprego deu origem a recentes debates acerca da dinâmica do programa como política pública de emprego. Nesse sentido, o intuito deste trabalho é investigar possíveis causas apontadas pela literatura para o aumento dos gastos com o Seguro-Desemprego formal, em um cenário de redução da taxa de desocupação. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura especializada no Brasil a respeito do tema e, à luz dela, uma interpretação crítica dos dados encontrados. Os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão bibliográfica e a estatística descritiva. De maneira geral, os dados encontrados corroboram as razões apontadas pela literatura para o aumento dos gastos. Associado à queda na taxa de desocupação, foi observada a criação de mais empregos formais, em um ambiente de alta rotatividade, bem como sucessivos reajustes reais do valor referente ao beneficio. Atrelado a isso, concluímos, através da literatura pesquisada, que a estrutura do programa apresenta brechas que possibilitam a ocorrência de fraudes. Contudo, o volume de gastos realizados com o programa se mostra relativamente baixo frente ao número elevado de beneficiários, se comparado com o de outras economias ao redor do mundo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons