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Título: Avaliação de conformidade com o padrão E-MAG dos sítios ministeriais pela ferramenta ases do Ministério do Planejamento
Autor(es): Castro, Thiago Andrade de
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG)
Governo eletrônico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: CASTRO, Thiago Andrade de. Avaliação de conformidade com o padrão E-MAG dos sítios ministeriais pela ferramenta ases do Ministério do Planejamento. 2015. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Web foi desenhada tendo a universalidade como base. Assim, todos, independentemente da sua dificuldade física ou intelectual deveriam ter acesso a grande rede. Atualmente existem diversos documentos com normas, padrões e diretrizes de acessibilidade, elaborados por várias entidades de diversos países. Este trabalho analisou a conformidade dos principais sítios do Governo Federal Brasileiro à luz do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Para tanto foi utilizado a ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de AcessibilidadE de Sítios) do próprio Governo. Foi observado que a maior parte dos sítios apresenta algum grau de não conformidade e que a própria ferramenta não foi planejada tendo o usuário com deficiência como seu utilizador.
Abstract: The Web was designed with the universality as a base. Everyone, regardless of their physical or intellectual difficulty should have access to the Internet. Currently there are several documents with norms, standards and accessibility guidelines drawn up by various entities in several countries. This study analyzed the compliance of the main sites of the Brazilian Federal Government in the light of the Electronic Government Accessibility Model (e-MAG). For this we used the ASES tool (Avaliador e Simulador de AcessibilidadE de Sítios) of the Government itself. It was observed that most sites showed some degree of non-conformity, and that the tool itself has not been planned with users with disabilities in mind.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
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