Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HeitorCerqueira.pdf416,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teste do CCAPM escalonado no Brasil
Autor(es): Barreto, Heitor Cerqueira
Orientador(es): Resende, José Guilherme de Lara
Assunto: Capital Asset Pricing Model (CAPM)
Consumption-based Capital Asset Pricing Model (CCAPM)
Consumo (Economia)
Precificação de ativos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: CERQUEIRA, Heitor. Teste do CCAPM escalonado no Brasil. 2015. 50 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo desta monografia é replicar, com dados brasileiros, os testes do CAPM baseado no consumo (CCAPM) e do CCAPM escalonado aplicados por Lettau e Ludvigson (2001b). A abordagem do modelo consiste em especificar o fator de desconto estocástico como uma função da variável condicionante razão consumo-riqueza, que sintetiza as informações do estado da economia em cada período. Por meio de dados mensais do retorno de portfólios construídos com ações da BM&F Bovespa, é testada a capacidade de flutuações na razão consumo-riqueza de prever o retorno em excesso das ações. Como a razão não é observável, é estimada a proxy cay proposta por Lettau e Ludvigson (2001b), dada pelo desvio da tendência de longo prazo entre o consumo (c), a riqueza em ativos (a) e a renda do trabalho (y). Os resultados são comparados ao desempenho de um modelo multifatorial, baseado nos fatores de risco tamanho e momento; ao desempenho do CAPM, estático e escalonado; do CAPM aumentado para o capital humano de Jagannathan e Wang (1996), estático e escalonado; e do CCAPM padrão. As estimativas obtidas corroboram Lettau e Ludvigson (2001b) e o CCAPM escalonado por cay aumenta substancialmente o poder explicativo do modelo sobre os retornos de ações brasileiras, em comparação ao CCAPM padrão. O resultado indica que o modelo condicional descreve melhor os dados, e a rejeição usual do CCAPM se deve ao uso de testes apenas do modelo não-condicional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons