Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ViniciusArthurLima_WesleyAndradeRaulino.pdf9,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de uma bancada para teste em eixos estriados
Autor(es): Lima, Vinícius Arthur
Raulino, Wesley Andrade
Orientador(es): Henriques, Antonio Manoel Dias
Assunto: Fadiga (Mecânica)
Conexões estriadas
Conexões estriadas - bancada para ensaios
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Fev-2016
Referência: LIMA, Vinícius Arthur; RAULINO, Wesley Andrade. Projeto de uma bancada para teste em eixos estriados. 2015. xv, 186 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho consiste no projeto de uma bancada para a realização de ensaios em conexões estriadas. A bancada foi projetada para realizar uma análise experimental da vida de espécimes estriados quando submetidos a carregamentos cíclicos, onde o enfoque é verificar o efeito dos tipos de falha pelo fenômeno de fretting. Dessa forma busca-se levantar dados experimentais para auxiliar o projetista de máquinas quanto ao dimensionamento de junções estriadas. Na primeira etapa do projeto uma idealização da bancada foi feita, determinando os elementos principais que a compõe. Essa determinação foi feita por meio de um estudo das possíveis alternativas de solução visando uma metodologia que atendesse as necessidades do ensaio proposto. A segunda etapa consistiu na definição de todos os elementos que compõe a bancada. A determinação destes componentes implica na seleção de produtos comerciais e no desenvolvimento e projeto dos demais componentes conforme a necessidade. Depois de definir todos os elementos da bancada foi proposta uma metodologia para a realização dos testes, além de possíveis técnicas de verificação de falha que podem ser utilizadas. O projeto tem como resultado uma bancada de teste que proporciona ao usuário realizar testes de desgaste e fadiga por fretting de forma segura e resultados confiáveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons