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Título: A percepção acerca das práticas de gestão : um estudo de caso sobre a visão dos colaboradores de RH e das demais áreas
Autor(es): Paranaiba, Thais da Cunha
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Administração de pessoal
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 3-Nov-2010
Referência: PARNAIBA, Thais da Cunha. A percepção acerca das práticas de gestão: um estudo de caso sobre a visão dos colaboradores de RH e das demais áreas. 2009. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo trata do modelo de gestão em recursos humanos aplicado em uma organização do setor de telecomunicações e a percepção acerca deste modelo. Seu objetivo central é a comparar as percepções de funcionários da área de Recursos Humanos e de outros departamentos da organização quanto ao modelo aplicado e sua efetividade no contexto organizacional. O alcance do objetivo do estudo foi viabilizado por meio da aplicação de questionários, já validado pela pesquisa de Almeida (2007), junto a dois grupos: A – colaboradores da área de RH (n=15); B colaboradores das demais áreas (n=45). Quanto à metodologia, esse estudo pode ser classificado, quanto aos fins, como descritivo e aplicado; quanto à abordagem, quantitativa; e, quanto aos meios, como de campo, e estudo de caso. Para análise de seus resultados, as respostas foram agrupadas em dois grandes fatores: “utilidade e objetividade” e “justiça”. Os resultados numéricos aos itens do questionário foram submetidos a análises estatísticas descritivas e mostraram que, de acordo com os pesquisados, de modo geral, as avaliações tenderam a ser negativas, principalmente na avaliação do grupo B quanto à dimensão “utilidade e objetividade”. No entanto, há um expressivo percentual de respostas que se posicionam de forma neutra em relação ao processo de gestão aplicado. Observou-se também que há uma diferença estatisticamente significativa, demonstrando que os colaboradores da área de RH tendem a perceber de forma mais favorável os fatores relacionados à “objetividade e utilidade” e “justiça” no processo de gestão implementado. A partir das respostas dos participantes percebe-se que ainda há um distanciamento do colaborador na participação e conhecimento dos processos e ações de gestão em RH.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1189
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