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Título: O trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Brasília : as demandas profissionais da pedagogia no espaço da educação profissional técnica e tecnológica
Autor(es): Carrijo, Carolina Ribeiro de Souza
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Ensino profissional
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: CARRIJO, Carolina Ribeiro de Souza. O trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Brasília: as demandas profissionais da pedagogia no espaço da educação profissional técnica e tecnológica. 2014. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho é uma análise de como se dá o trabalho do pedagogo no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Brasília (CBRA), visando levantar estudos sobre o pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica, analisar a base legal que subsidia a entrada do pedagogo na educação profissional e analisar as demandas profissionais do pedagogo no IFB. Nesse sentido, esse trabalho partiu da seguinte questão de pesquisa: Como se apresenta o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica no IFB? Esse estudo foi fundamentado em pesquisadores como Libâneo (2010), Saviani (2012), Trilha (2008), Brzezinski (2011), Gohn (2010), Ortega (2011) e Melo (2012) para dar aporte aos estudos sobre o pedagogo quanto à história, identidade profissional, áreas de atuação e saberes do pedagogo. Para ampliar o conhecimento sobre a atuação do pedagogo nos Institutos Federais (IFs), foram utilizados os autores Gonçalves, Abensur e Queiroz (2009), Carvalho (2014), Brant, Nascimento, Magalhães e Silva (2014) e Bacheti e Oliveira (2011), que tiveram publicações de artigos sobre a atuação do pedagogo nos IFs em revistas dos próprios institutos. Para auxiliar na análise e na compreensão do pedagogo escolar nos aspectos da gestão foi utilizado o trabalho de Pinto (2011). Nesse estudo, foram observados os aspectos legais do pedagogo apresentados nas leis brasileiras relacionadas à educação. Essa pesquisa contou com análise qualitativa, a partir de documentos que institucionalizam o pedagogo no IFB e entrevista realizada com esses profissionais. Os resultados apontaram que existe uma atuação do pedagogo técnico ligada aos processos de supervisão, gestão e administração escolar, exigindo do pedagogo a mobilização de amplos saberes que dão visão da totalidade educacional, envolvendo os conhecimentos didático-pedagógicos, administrativos e legais da educação. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is an analysis about how is the pedagogue work at the Federal Institute of Brasilia (IFB) - Campus Brasilia (CBRA), to lift studies about the pedagogue on the professional technical and technological education, analyze the legal framework that supports the entry of pedagogue in education and analyze the demands of the professional educator in the IFB. This work came from the following research question: How has the pedagogue work in the technical and technological professional education in IFB? This study was based on researchers as LIBÂNEO (2010), SAVIANI (2012), TRILHA (2008), BRZENISKI (2011), GOHN (2010), ORTEGA (2011) and MELO (2012) to give contribution to studies on the pedagogue as history, professional identity, areas of expertise and pedagogue knowledge. To increase the knowledge on role of educator in the Federal Institutes (IFs), the authors GONÇALVES, ABENSUR and QUEIROZ were used (2009), CARVALHO (2014), BRANT, NASCIMENTO, MAGELLAN and SILVA (2014) and BACHETI and OLIVEIRA (2011), who had published papers on the role of educator in IFs in magazines of own institutes. To assist in the analysis and understanding of school pedagogue in the aspects of management was used PINTO's work (2011). In this study, the legal aspects of the pedagogue presented in Brazilian laws relating to education were observed. This study used qualitative analysis from documents that institutionalize the pedagogue in IFB and interview with these professionals. The results showed that there is a performance of technical pedagogue linked to monitoring processes, school management and administration, requiring the pedagogue to mobilize broad knowledge that give vision of educational entirety, involving didactic and pedagogical knowledge, administrative and legal education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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