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Título: A influência da qualidade da escola pública na dependência intergeracional de salários no Brasil
Outros títulos: The leverance of public school quality on intergenerational wage dependency in Brazil
Autor(es): Staffuzza, Ruan Valente
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Ensino público
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Dependência intergeracional de renda
Dependência intergeracional de salários
Educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Fev-2016
Referência: STAFFUZZA, Ruan Valente. A influência da qualidade da escola pública na dependência intergeracional de salários no Brasil. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho avalia se uma educação básica pública de melhor qualidade pode influenciar negativamente a dependência intergeracional de salários no Brasil. Com esse fim, foram observados os dados dos indivíduos inscritos no Enem e seus salários sete anos depois da inscrição no Exame. A regressão por MQO e quantílica permitiram explorar a função de formação de salários dos indivíduos e como que cada controle interage com a elasticidade renda-domiciliar dos salários. Os resultados mostram que, na média, um aumento de um desvio-padrão no Ideb (indicador de qualidade municipal de educação), reduz a elasticidade intergeracional em aproximadamente 7,8% e que a educação foi mais importante para aumentar a mobilidade entre os grupos de maior quantil de salário. Concluímos que uma melhor educação pública pode aumenta a mobilidade econômica, mas fomos reticentes quanto a implicação em termos de políticas públicas, dada a modicidade do efeito. ______________________________________________________________________ ABSTRACT
We study whether one better public education can induce less wage intergenerational dependence in Brazil. For this purpose, we consider the data of people enrolled in the nacional exam of high school (Enem) and their salaries seven years after. By regressing their wage using OLS and quantile regression, we were able to explore the interactions of the controls and the household-income-elasticity of wages. The results showed that, on average, the rise of one standard deviation in the municipal official index of basic education quality (Ideb) lower the intergenerational elasticity by 7.8% and that the education were more important to rise the mobility in the groups of bigger salaries. We conclude that better public education can enhance the economic mobility, but we are not sure about the policy implication of the finding since the result is modest.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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