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Título: A supervisão de campo enquanto compromisso político : em defesa da direção formativa e profissional do Serviço Social brasileiro
Autor(es): Mollhoff, Guizela Eleonora Lima
Orientador(es): Sousa, Adrianyce Angélica Silva de
Assunto: Serviço social
Assistência social
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: MOLLHOFF, Guizela Eleonora Lima. A supervisão de campo enquanto compromisso político: em defesa da direção formativa e profissional do Serviço Social brasileiro. 2015. 155 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise da dimensão da Supervisão de Campo em Serviço Social. Possui como objetivo central a análise dos limites e desafios postos na contemporaneidade a efetivação da supervisão de campo em Serviço Social, na área da assistência social, enquanto compromisso político. Para tanto, realizamos uma análise dos determinantes postos pelo capitalismo mundializado as esferas do trabalho e da educação superior brasileira que são as dimensões fundamentais para pensar a Supervisão de Estágio e a sua efetivação na cena contemporânea. Além disso, evidenciamos como primordial a afirmação do projeto de formação e profissão hegemônico do Serviço Social e a concepção de Estágio e Supervisão que este encerra. Para alcançar a proposta inicial, o presente trabalho desenvolveu-se metodologicamente por meio de revisão bibliográfica e aplicação de entrevistas semiestruturadas junto às assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social do Distrito Federal (CRAS’s – DF), a amostra da pesquisa contemplou 7 entrevistas. A partir dos dados coletados colocamos urgente no âmbito do Serviço Social a necessária discussão e produção teórica acerca da temática do Estágio e da Supervisão, bem como a busca coletiva por respostas a tais problemáticas, que colocam em xeque a afirmação e continuidade da direção formativa e profissional do Serviço Social. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos analisar e discutir a adoção de crianças e adolescentes com deficiência. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo realizada junto à Vara da Infância e da Juventude e junto a 8 famílias adotantes, pretende-se ao longo do trabalho identificar as particularidades, as motivações e as limitações presentes na adoção de crianças e adolescentes com deficiência. O pano de fundo que nos guiou foi o conjunto de estudos sobre deficiência com ênfase especial no modelo social da deficiência. Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa qualitativa junto à Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal e Territórios e junto às famílias que adotaram crianças com deficiência enfocando as razões que levaram tais famílias a adotar, a percepção e as vivências das mesmas em suas relações com as crianças e com a deficiência. Outro eixo de análise que nos guiou foi a ética do cuidado e suas relações com o gênero e o feminino no Brasil. Finalmente, a monografia traz uma análise especial das relações entre deficiência, justiça social e políticas públicas no sentido de mostrar o quão distante estão a sociedade e o Estado brasileiros de construir uma sociedade justa, onde a diferença seja sinal de riqueza e potencialidades múltiplas a serem respeitadas. A monografia está estruturada da seguinte forma: o capítulo I trata da adoção, sendo dividido em histórico do abandono de crianças, trajetória da legislação da adoção, legislação atual, perpassando pela Lei nº 12.010/2009 que alterou o texto legal sobre a Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes, e, por fim, algumas considerações sobre o abandono e alguns mitos que cercam a adoção; o capítulo II refere-se à deficiência, sendo iniciado com uma breve trajetória da criança com deficiência, apresentação do marco legal das políticas de proteção às crianças e aos adolescentes deficientes e, ainda, expõe o tema da ética do cuidado, abordando sua relação com a questão de gênero. Por fim, o capítulo III traz algumas questões acerca do abandono e da adoção de crianças e adolescentes com deficiência e a análise dos dados obtidos através das entrevistas feitas junto às famílias adotantes de crianças com deficiência, separando-se em dados quantitativos e qualitativos.
Abstract: The present work proposes an analysis of the dimension of Field Work Supervision in Social Work. It has as central objective the analysis of contemporaneity limits and challenges to make Field Work Supervision in Social Work more effective, in social care field as a political commitment. For this purpose, we did an analysis of the determinants posed by globalized capitalism, as well as, the spheres of Brazilian work and higher education that are fundamental dimensions to think Field Work Supervision and its effectuation in current scene. Moreover, in this work, we put as a crucial point the statement of Social Work hegemonic training and professional project and the notion of Internship and Supervision that it brings. To reach the initial proposal, this work methodologically developed by bibliographical review and application of semi-structured interviews together with the social workers of Social Assistance Reference Centers of Federal District (CRAS-DF). The research’s sample was composed by seven interviews. From the collected data, we put as urgent, in Social Work domain, the necessary discussion and theoretical production about Internship and Supervision, as well as, the collective search for answers to these questions, that puts into question the affirmation and continuity of the training and professional direction of Social Work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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