Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasIglesiasMaia.pdf3,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise multicritério de apoio à decisão : percepção dos usuários do BRT-DF quanto a integração do pagamento do bilhete através do smartphone
Autor(es): Maia, Lucas Iglesias
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Inovação
Distrito Federal (DF) - transporte público
Transporte público
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: MAIA, Lucas Iglesias. Análise multicritério de apoio à decisão: percepção dos usuários do BRT-DF quanto a integração do pagamento do bilhete através do smartphone. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O interesse da Pesquisa foi avaliar e compreender a percepção dos usuários do BRT-DF (Bus Rapid Transit) do Distrito Federal - Brasil, quanto à necessidade de se integrar o pagamento da passagem ao seu smartphone, utilizando tecnologia de aproximação. A pesquisa teve como referencial teórico: Inovação, Sistema Inteligente de Transportes, Mobilidade Urbana, Bilhetagem eletrônica e o Bus Rapid Transit (BRT). O levantamento de dados foi feito através de entrevista estruturada, baseada em reuniões com representantes de Transportes da Universidade de Brasília para formulação dos critérios e questionamentos. A análise de dados fora feita através do método Multicriterio de Apoio a decisão, em seu viés construtivista (MCDA-C), capaz de analisar quantitativamente um problema qualitativo, comparando a visão dos decisores com os agidos. Os dados foram lançados em software MAMADecisao, capaz de gerar resultado de desempenho de cada critério de analise, previamente estabelecido. O resultado da pesquisa mostra uma avaliação positiva dos usuários, em utilizar o smartphone como meio de pagamento de bilhete do BRT, desde que de forma segura e confiável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons