Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizaFonsecadeBulhoes.pdf274,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto das políticas fiscais locais e dos vizinhos na reeleição dos prefeitos nos municípios brasileiros
Autor(es): Bulhões, Luíza Fonseca de
Orientador(es): Menezes, Rafael Terra de
Assunto: Políticas fiscais
Eleições
Eleitores - comportamento
Municípios (Brasil) - políticas fiscais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: BULHÕES, Luíza Fonseca de. Impacto das políticas fiscais locais e dos vizinhos na reeleição dos prefeitos nos municípios brasileiros. 2015. 29 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As políticas fiscais são importantes instrumentos econômicos e políticos dos governantes. Através dessas políticas é possível regular mercados e proporcionar o desenvolvimento. Assim, esse presente trabalho analisará o efeito que as políticas fiscais tem sobre a decisão dos eleitores, sob a luz da teoria da yardstick competition, em que o eleitor compara o desempenho das políticas adotadas pelo prefeito local com as do prefeito vizinho. Um modelo eleitoral foi utilizado para verificar o impacto das políticas na probabilidade de reeleição dos prefeitos dos municípios brasileiros. Para isso, foram analisados dados dos mandatos dos prefeitos de 2005 a 2008 e das eleições municipais de 2008. Para estimar os efeitos uma regressão com dados em corte transversal pelo método de Mínimos Quadrados Ordinários foi aplicado. Os resultados indicam que há uma competição política local entre municípios brasileiros e que, dessa forma, um imposto local menor afeta positivamente a probabilidade de reeleição do candidato, assim como, um imposto maior dos vizinhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons