Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizCarlosCamargoOberst.pdf280,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos do imperialismo ateniense na oração fúnebre de Péricles e em As Suplicantes de Eurípides
Autor(es): Oberst, Luiz Carlos Camargo
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: Guerra do Peloponeso
Eurípides, 480 a.C-406 a.C - crítica e interpretação
Imperialismo ateniense
Data de apresentação: 7-Dez-2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: OBERST, Luiz Carlos Camargo. Aspectos do imperialismo ateniense na oração fúnebre de Péricles e em As Suplicantes de Eurípides. 2015. 41 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa pretende mapear e analisar os aspectos da prática imperialista ateniense presentes na oração fúnebre de Péricles, relatada na História da Guerra do Peloponeso de Tucídides, e na tragédia As Suplicantes, de Eurípides. Ao fazer isso, busca-se argumentar que o discurso de Tucídides sobre o império ateniense não foi forjado somente ao seu interesse ou foi exclusivo de seu pensamento, mas, ao contrário, encontra audiência mais ampla ao se assemelhar com a percepção de valores contemporâneos implícitos na tragédia de Eurípides. Com efeito, a intensa política de dominação de Atenas sobre as cidades aliadas e seu desejo de expansão encontram-se evidenciados de modo emblemático nas duas fontes supracitadas, por meio de discursos similares que procuravam justificar, tanto para aliados quanto para inimigos, a sua superioridade militar, econômica e cultural, além de garantir o direito de intervir – politicamente e militarmente – nos assuntos de outras poleis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons