Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SilvanAlvesdaSilva.pdf457,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obesidade em alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da escola municipal de ensino fundamental João Vieira Maciel
Autor(es): Silva, Silvan Alves da
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Obesidade
Índice de massa corporal
Saúde
Data de apresentação: 30-Out-2013
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: SILVA, Silvan Alves da. Obesidade em alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da escola municipal de ensino fundamental João Vieira Maciel. 2013. 30 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema-AL, 2013.
Resumo: O número de casos de sobrepeso e obesidade vem atingindo níveis expressivos nos últimos anos. Sendo considerado caso de saúde pública em todo mundo. O que possibilitou realizar uma pesquisa com 66 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Vieira Maciel para diagnosticar se esses determinados alunos apresentam um índice em relação a sociedade. Para entanto, foi realizada uma pesquisa de campo coleta de dados com mensuração do peso (kg) e estatura (m) para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), visto que esse seja o método mais comum para diagnosticar o percentual de gordura nas pessoas, com exceção em atletas. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura em partes do corpo ou no corpo todo, sendo provocada pela desordem de maus hábitos alimentares, fatores genéticos, distúrbios hormonais e sedentarismo. Provocando vários problemas de saúde tais como: diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. Com o aumento da longevidade é cada vez mais comum à busca por uma saúde perfeita, que vai além da ausência de doenças. Sendo conceituada como resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer e acesso aos serviços de saúde. Além de apresentar perfeito funcionamento das funções metabólicas e psicológicas. O método utilizado para elaboração desta pesquisa apresenta caráter descritivo com aplicação do teste do IMC para comparação do percentual de gordura considerando para: abaixo de 18,5 (Abaixo do Normal) correspondendo 9,06%, entre 18,5 e 25 (Normal) correspondendo 58,89%, entre 25 e 30 (Acima do Normal) correspondendo 28,69%, acima de 30 (Obeso) correspondendo 3,02%. Quando comparado os resultados encontrados com o teste do IMC, as mulheres apresentam uma ligeira diferença no nível acima do normal. Onde as mulheres tem uma maior tendência em adquirir obesidade e os homens tem maior índice de adquiri problemas metabólicos em relação à obesidade. Diante desses resultados é observado que os alunos da EJA acompanham o aumento dos casos de sobrepeso e obesidade presentes na sociedade. Sendo preciso desenvolver programas que visem conscientizar, prevenir e promover hábitos saudáveis de alimentação e praticas regulares de atividade física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons