Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/11814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudioMarcolinoSantana.pdf566,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos pedagógicos da metodologia de ensino dos fundamentos do voleibol nas aulas de educação física para o ensino fundamental
Autor(es): Santana, Claudio Marcolino
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Voleibol
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: SANTANA, Claudio Marcolino. Aspectos pedagógicos da metodologia de ensino dos fundamentos do voleibol nas aulas de educação física para o ensino fundamental. 2015. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2015.
Resumo: O voleibol é um jogo esportivo coletivo que ocupa um lugar de destaque na cultura desportiva mundial. No processo de ensino aprendizagem, diversos fatores devem ser levados em consideração tais como a metodologia de ensino, a motivação e a estratégias utilizadas para o ensino do mesmo. Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia do uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de três fundamentos técnicos do voleibol, saque, manchete e toque. Participaram da pesquisa 10 alunos da faixa etária de 11 a 13 anos, participantes do Projeto Semente de Primavera do Leste-Mt. As dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor, com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos fundamentos técnicos saque, manchete e toque. Os resultados permitiram verificar que, uma tendência de uma maior aprendizagem dos fundamentos técnicos do aluno que receberam dicas de ensino aprendizagem do professor, onde vimos a importância do mesmo no ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Volleyball is a team sport game that occupies a prominent place in world sports culture. In the process of teaching and learning, several factors must be taken into account such as teaching methodology, motivation and the strategies used for teaching the same. This study aimed to verify the efficacy of learning tips in the teaching-learning process of three technical fundamentals of volleyball, serve, headline and touch. The participants were 10 students in the age group 11-14 years participating Seed Project Spring East-Mt. Learning tips provided by the teacher, in order to evaluate the learning of technical foundations serve, headline and touch. The results showed that a trend for greater learning the technical basics of students who received teaching tips learning the teacher, where we saw the importance of it in teaching and learning in physical education classes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons