Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlaPereiraSena.pdf542,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção pedagógica da educação física no ensino fundamental : desafios para a implantação dos programas de ensino no ensino fundamental I
Autor(es): Sena, Carla Pereira
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Data de apresentação: 28-Jul-2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: SENA, Carla Pereira. A inserção pedagógica da educação física no ensino fundamental: desafios para a implantação dos programas de ensino no ensino fundamental I. 2015. 42 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2015.
Resumo: A intenção de realizar esse estudo com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aloysio Cedraz, surgiu da necessidade de identificar a visão dos referidos professores a importância da Educação Física nos primeiros anos da educação básica. A questão norteadora desse estudo é: Como os professores veem a importância da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I da Escola Municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França, município de Piritiba/BA? Com o objetivo de descrever como os professores trabalham as vivências corporais e a inserção pedagógica para a escolarização de movimento da cultura corporal junto aos educandos na referida escola. Foi realizado um estudo de Caso visando discutir e compreender os desafios que os profissionais têm na implantação dos programas pedagógicos. Os resultados desta pesquisa revelaram que a maior dificuldade para ministrar aulas de educação física é a falta do profissional habilitado, embora esta seja uma realidade nas escolas do interior nordestino os participantes da pesquisa desejam muito que esta triste realidade seja revertida, neste sentido, esta pesquisa ajudou bastante nos processos pedagógicos da instituição escolar pesquisada, onde os objetivos foram alcançados por meio do questionário que foi aplicado com a docência, sendo que, todos os alunos desde seus anos iniciais deve ter um professor graduado e disposto a dar uma boa aula de Educação Física para seus alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2015. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons