Resumo: | Este artigo aborda a temática do destravamento silábico na escrita de alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de uma escola particular e de uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo do estudo é verificar se o fenômeno do destravamento silábico, comum na língua falada, já, se manifesta também na língua escrita, o atual
panorama relativo a este fenômeno fonético-fonológico da língua portuguesa e identificar as variáveis estruturais e sociais que o condicionam. A pesquisa é de natureza quantitativa, com base metodológica ancorada na Sociolinguística Variacionista. As
referências básicas são Mollica (2003), Marcuschi (2001), Cagliari (2009), entre outros. Os resultados alcançados evidenciam que, nesse ambiente, as variáveis linguísticas e extralinguísticas interagem, resultando no fenômeno estudado. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This article addresses the issue of unlocking the syllabic writing students
from the 1st, 2nd and 3rd years of high school of a private school and a public school in
the Federal District. The objective is to verify that the phenomenon of syllabic unlocking,
common in spoken language, already, is also expressed in written language, the current
outlook concerning this phonetic-phonological phenomenon of Portuguese and identify
the structural and social variables that condition. This research is quantitative, with
methodological base anchored in Variationist Sociolinguistics. The basic references are
Mollica (2003), Marcuschi (2001), Cagliari (2009), among others. The results achieved
realize that, in this environment, language and extra-linguistic variables interact with each
other, resulting in the phenomenon being studied. |