Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GessilenePiresTeixeira.pdf441,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O destravamento silábico no ensino médio
Autor(es): Teixeira, Gessilene Pires
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - ortografia e silabação
Ensino médio
Destravamento silábico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Fev-2016
Referência: TEIXEIRA, Gessilene Pires. O destravamento silábico no ensino médio. 2015. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este artigo aborda a temática do destravamento silábico na escrita de alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de uma escola particular e de uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo do estudo é verificar se o fenômeno do destravamento silábico, comum na língua falada, já, se manifesta também na língua escrita, o atual panorama relativo a este fenômeno fonético-fonológico da língua portuguesa e identificar as variáveis estruturais e sociais que o condicionam. A pesquisa é de natureza quantitativa, com base metodológica ancorada na Sociolinguística Variacionista. As referências básicas são Mollica (2003), Marcuschi (2001), Cagliari (2009), entre outros. Os resultados alcançados evidenciam que, nesse ambiente, as variáveis linguísticas e extralinguísticas interagem, resultando no fenômeno estudado. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article addresses the issue of unlocking the syllabic writing students from the 1st, 2nd and 3rd years of high school of a private school and a public school in the Federal District. The objective is to verify that the phenomenon of syllabic unlocking, common in spoken language, already, is also expressed in written language, the current outlook concerning this phonetic-phonological phenomenon of Portuguese and identify the structural and social variables that condition. This research is quantitative, with methodological base anchored in Variationist Sociolinguistics. The basic references are Mollica (2003), Marcuschi (2001), Cagliari (2009), among others. The results achieved realize that, in this environment, language and extra-linguistic variables interact with each other, resulting in the phenomenon being studied.
Informações adicionais: Monografia (graduação) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons