Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11781
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GirleneCoimbradeAlmeidaSampaio.pdf521,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Face precarizada do trabalho do assistente social no Distrito Federal no contexto da reestruturação capitalista
Autor(es): Sampaio, Girlene Coimbra de Almeida
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Serviço social
Trabalho - precarização
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 2-Fev-2016
Referência: SAMPAIO, Girlene Coimbra de Almeida. Face precarizada do trabalho do assistente social no Distrito Federal no contexto da reestruturação capitalista. 2015. 79 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo propõe investigar os efeitos da reestruturação produtiva no trabalho dos assistentes sociais supervisores de campo de estágio vinculados à Universidade de Brasília-DF, no que se refere às condições objetivas (divisão do trabalho, campos de intervenção, espaços sócio-ocupacionais e condições materiais de trabalho) e subjetivas (qualificação, competência, referenciais teóricos e metodológicos, preparo técnico, ético e político), com as quais são materializadas as ações profissionais. Objetiva também identificar os impactos da reestruturação produtiva, caracterizada pela intensificação do trabalho, pressão, competitividade, ritmo de trabalho, hierarquia, polivalência e precarização no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais. No decorrer da pesquisa foi percebido que apesar do aparato legal e ético que definem a relativa autonomia teórico-metodológica, técnica e ético-política do exercício profissional, o regime de trabalho, caracterizado pela condição assalariada, impõe determinações, limites e inúmeros desafios cotidianos às ações profissionais e ao projeto ético-político do Serviço Social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons