Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunaMagalhaesBarcelos.pdf552,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características da produção científica de periódicos nacionais de contabilidade : um estudo da Lei de Lotka
Autor(es): Barcelos, Bruna Magalhães
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Bibliometria
Produção científica
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 2-Fev-2016
Referência: BARCELOS, Bruna Magalhães. Características da produção científica de periódicos nacionais de contabilidade: um estudo da Lei de Lotka. 2013. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as características da produção científica de Contabilidade, segundo a Lei de Lotka, no período que compreende os anos de 2008 a 2012. Para isso, foram selecionados 30 periódicos nacionais de Contabilidade a fim de se extrair os artigos científicos publicados nesses periódicos. Como meio de seleção, utilizou-se a análise de desempenho realizada pelo sistema Qualis-Capes, disponível no site da Capes. Diante desses dados coletados, a análise foi elaborada segundo o modelo proposto por Lotka em 1926 de que a produção científica está concentrada em um número pequeno de grandes autores e que um grande número de pequenos autores se iguala, em proporção, ao número de grandes autores. O modelo apresenta algumas deficiências, como a falta de preocupação com o período de cobertura e o método de contagem a ser utilizado para análise. Portanto, para essa pesquisa, adotou-se o período de cinco anos de cobertura e os métodos de contagem completa e direta. Dentre os resultados encontrados, verificou-se a imaturidade da área científica de Contabilidade e a não aplicação do modelo matemático de Lotka, embora pôde-se observar determinada similaridade com a sua teoria, através das características extraídas da análise dos dados selecionados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons