Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Odelius, Catarina Cecília | - |
dc.contributor.author | Porto, Joelma Gouveia de Queiroz | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Joelma Gouveia de Queiroz. Competências: um estudo sob a ótica de alunos iniciantes e formandos de um curso de administração. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. | en |
dc.description.abstract | As universidades exercem uma importante função na sociedade como disseminadoras do saber e agente ativo pelo preparo de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Partindo desse princípio, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de acadêmicos iniciantes e formandos de um curso de Administração quanto o domínio e a importância de competências necessárias à atuação profissional como administrador, e ainda, junto aos formandos, verificar a contribuição do curso para o desenvolvimento das competências pesquisadas. O instrumento utilizado para coleta de dados teve como base o modelo proposto por Godoy et al (2009) apoiado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os dados foram analisados de forma quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, abrangendo um total de 307 alunos do curso de bacharelado em Administração de uma universidade federal. A análise fatorial foi realizada para validação das escalas de importância e contribuição, as quais apresentaram cada uma delas, uma estrutura unifatorial. Dentre os principais resultados, constatou-se que os alunos iniciantes e formandos, possuem um maior domínio das competências sociais e um menor domínio das competências técnico-profissionais. Ao levar em consideração a percepção dos formandos, os resultados indicam que o curso vem contribuindo para o desenvolvimento de competências básicas, porém, recomenda-se que sejam feitos estudos no intuito de verificar como esta e outras competências são abordadas nas disciplinas, bem como verificar a relação dessas e de outras competências ao que está prescrito no projeto pedagógico do curso. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | en |
dc.subject.keyword | Administração - ensino superior | en |
dc.title | Competências : um estudo sob a ótica de alunos iniciantes e formandos de um curso de administração | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T13:35:59Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T13:35:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-28T13:35:59Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11749 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|