Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YuriBarrosBrandani.pdf963,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : análise em um órgão do serviço público federal
Autor(es): Brandani, Yuri Barros
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 28-Jan-2016
Referência: BRANDANI, Yuri Barros. Qualidade de vida no trabalho: análise em um órgão do serviço público federal. 2015. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho se propôs a analisar a área temática da “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT) em um órgão do Serviço Público Federal. Para tanto foi escolhido o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com sede em Brasília (DF). A referência acadêmica acerca de QVT foi traçada a partir de pesquisa bibliográfica, que elucidou uma linha histórica para o surgimento e aperfeiçoamento dos estudos e técnicas acerca dessa linhagem da ciência de Administração que coloca a ênfase no trabalhador. A presente pesquisa é de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), natureza teórico-empírica, finalidade descritiva, realizada através de recorte temporal transversal e levantamento através de survey (O questionário utilizado é baseado no modelo clássico de Walton). Os resultados averiguados no exercício do ano de 2015 se deram através da análise estatística dos questionários, agrupados de acordo com as oito dimensões propostas para mensuração de QVT: Compensação justa e adequada; Condições de trabalho; Uso e desenvolvimento das capacidades; Oportunidade de crescimento e segurança; Integração social na organização; Constitucionalismo; Trabalho e vida; Relevância social. A média aritmética simples com a resposta de todos os participantes gerou um valor por dimensão e esse valor foi analisado conforme tabela de resultados e tendências. Concluiu-se que o servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se sente bem integrado, tem orgulho de trabalhar na organização, se sente confortável em relação às condições do ambiente de trabalho e aproveitamento de suas capacidades, consegue conciliar uma vida familiar agradável e se sente protegido pelas políticas da instituição. Por outro lado, a insatisfação e os aspectos a serem melhorados se revelam nos âmbitos de remuneração e possibilidades de crescimento profissional. Conclui-se que a abordagem do programa de Qualidade de Vida no Trabalho instituída no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem natureza mista, englobando em alguns aspectos a linhagem preventiva e em outros a linhagem assistencialista.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons