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Título: Mobilidade urbana sustentável : a influência do individualismo e coletivismo no carpooling
Autor(es): Cavalcanti, Ramon do Nascimento
Orientador(es): Abreu, Alexandre Maduro de
Assunto: Carpooling
Mobilidade urbana
Carona
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Jan-2016
Referência: CAVALCANTI, Ramon do Nascimento. Mobilidade urbana sustentável: a influência do individualismo e coletivismo no carpooling. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O crescimento populacional e êxodo rural concentraram pessoas nas metrópoles do Brasil. Essa concentração aumentou a demanda por transporte. Na maioria das cidades grande parte da demanda foi atendida por automóveis, o que gerou excesso de veículos e suas consequências. Em resposta disso, cresce o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável nas grandes metrópoles. A carona ou “carpooling” é um meio de mobilidade urbana sustentável que está se desenvolvendo no mundo. Assim, o presente estudo buscou identificar a influência da cultura local na intenção de oferecer ou pegar carona. Realizou-se uma pesquisa quantitativa aplicada na Universidade de Brasília (UNB), por meio de “survey” em escala Likert, e que obteve 339 questionários válidos. Após isso foi feito a Análise Descritiva e Inferencial. Verificou-se que o perfil cultural tende ao individualismo e que os alunos possuem alta intenção de carona, e fariam isso para dividir os custos. Todavia não constatou-se que não a relação entre perfil cultural e intenção de carona. Identificou-se que fatores como: ser mulher; se deslocar por ônibus, metrô, bicicleta ou a pé; residir distante da UNB se relacionam positivamente com intenção de carona. Observou-se que, apesar de a intenção de carona ser alta, somente 4,1% dos alunos se deslocam por carona e que 49,6% se deslocariam para economizar dinheiro. Assim conclui-se que a UNB é uma universidade favorável ao carpooling que poderia implantar como política um programa de carpooling universitário com incentivos e um sistema que possibilite transações financeiras entre motorista e carona. Sugere-se que próximos estudos realizem essa pesquisa outras universidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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