Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YasmindeSouzaOdaguiriEnes.pdf928,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Expectativas de trabalhadores em pré-aposentadoria e realidade de aposentados no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)
Autor(es): Enes, Yasmin de Souza Odaguiri
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Aposentadoria
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 27-Jan-2016
Referência: ENES, Yasmin de Souza Odaguiri. Expectativas de trabalhadores em pré-aposentadoria e realidade de aposentados no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo comparar as expectativas de servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) em relação à sua aposentadoria com a experiência e a realidade de servidores já aposentados pela organização. A importância deste estudo se dá ao tratar-se de um tema cada vez mais estudado, que é a questão do envelhecimento da população e suas consequências pessoais e profissionais. Esperou-se, com a pesquisa, fornecer elementos de reflexão para a organização no sentido de melhor preparar seus servidores para a aposentadoria, além de contribuir para que os servidores já aposentados pelo órgão sejam melhor inseridos em círculos e contextos sociais externos ao trabalho, como cidadãos ativos. Por outro lado, a pesquisa pode ajudar a ampliar a bibliografia sobre o tema aposentadoria no Brasil, servindo também de apoio para produções científicas futuras. O estudo foi de escopo qualitativo, exploratório e empírico, descritivo e transversal. A pesquisa teve um total de 22 participantes como amostra válida: 11 deles em situação de pré-aposentadoria, faltando no máximo 5 anos para se aposentar, e os outros 11 já aposentados, tendo no máximo 5 anos desde o afastamento do trabalho. Foram realizadas entrevistas presenciais e não presenciais, semiestruturadas, com o uso de roteiros de perguntas elaboradas com base em dimensões do tema aposentadoria, relatadas na literatura científica da área, como família, lazer, ciclo de amizades, finanças pessoais, trabalho, autodesenvolvimento e produção artística. Para a análise dos dados foi utilizada técnica baseada em análise de conteúdo. Os resultados mostram que as expectativas dos pré-aposentados foram alcançadas em sua grande maioria pela realidade dos pós-aposentados. Alguns dos principais núcleos de conteúdo que emergiram do discurso de participantes foram sobre a importância da presença da família e dos amigos no momento da aposentadoria e o enfrentamento com a realidade de rompimento com o trabalho. O programa de preparação para aposentadoria (PPA) da organização parece ser efetivo em ajudar os servidores nas áreas de finanças e rompimento com a rotina de trabalho. Entretanto, os resultados sugerem que o PPA acontece apenas nos meses próximos ao desligamento, o que pode impactar negativamente nos objetivos por ele propostos, já que o processo de aposentadoria é muito delicado e deveria ser trabalhado em um período de tempo maior. Como recomendação para pesquisas futuras, sugere-se uma abordagem quali-quanti, feita em um estudo longitudinal, comparando organizações, e com maior amostra de casos válidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons