Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SalomaoFerretti.pdf809,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valores do trabalho e comprometimento organizacional de voluntários brasileiros
Autor(es): Ferretti, Salomão
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Voluntariado
Trabalho voluntário
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Jan-2016
Referência: FERRETTI, Salomão. Valores do trabalho e comprometimento organizacional de voluntários brasileiros. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A crescente demanda social tem exigido a qualificação e o aprimoramento das organizações que se propõem a fomentar o acesso aos direitos humanos. Neste contexto, compreender comportamentos e percepções da mão-de-obra que operacionaliza todas as ações idealizadas é um problema relevante e atual, tendo em vista, principalmente, a necessidade das organizações em contar com pessoas comprometidas e preocupadas com o coletivo. Esta pesquisa teve como objetivos: descrever os valores do trabalho e o comprometimento organizacional de voluntários brasileiros que trabalham no continente africano; levantar as percepções dos motivos que os levaram a ingressas em projetos sociais no continente africano; e verificar se existem correlações significativas entre os valores do trabalho e o comprometimento com a entidade que envia o trabalhador para o continente africano. A amostra foi composta por 60 voluntários brasileiros que trabalham no continente africano, que responderam a um questionário composto por duas medidas já validadas no Brasil, a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho e a escala de Comprometimento Organizacional Multidimensional, além de uma questão aberta sobre os motivos que levaram o profissional a trabalhar como voluntário no continente africano. A análise de dados foi realizada com auxílio da base estatística SPSS. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas e correlações bivariadas. Para a análise da questão aberta, foram contabilizadas as frequências em que os termos foram evocados. Os resultados apontam a priorização de valores voltados para interesses coletivos e mistos, como universalismo e benevolência. Além disso, observou-se que quanto maior é a ênfase em valores de conformidade, maior é o comprometimento normativo. Em relação aos motivos para trabalharem no continente africano, os voluntários brasileiros indicaram com maior frequência a vontade de ajudar ao próximo e a obediência à Deus. Os resultados apontam desafios para o governo, os gestores organizacionais e levantam questões para estudos futuros na área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons