Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LauradeLimaMeirelles.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação em serviços de softwares : como empresas do Distrito Federal a reconhecem?
Autor(es): Meirelles, Laura de Lima
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Inovações tecnológicas
Software - desenvolvimento
Administração de empresas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: MEIRELLES, Laura de Lima. Inovação em serviços de softwares: como empresas do Distrito Federal a reconhecem? 2015. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho investigou as disparidades e semelhanças entre o conceito formal teórico de inovação em serviços e o que é praticado pelas empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, com oito empresas representantes do referido setor, com coleta de dados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e com profissionais ocupantes de cargos estratégicos. Posteriormente, houve a confrontação teórico-empírico a fim de relacionar as convergências e divergências encontradas. Os resultados apontam que todas as empresas apresentam pelo menos um tipo de inovação que podem ser tanto no âmbito interno quanto externo, por mais que não haja um processo de inovação sistematizado e formal. Ainda que sejam empresas de pequeno e médio porte, sabem da importância de se manterem inovativas no mercado. Observa-se também que, em sua maioria, as instituições iniciaram as inovações de forma incremental até que fosse possível a percepção efetiva dos benefícios. Constatou-se também a importância da geração e aplicação do conhecimento para as inovações no setor de serviços, as quais apresentaram grande influência do fator humano, ou seja, tratam-se de soluções que, em sua maioria, não são essencialmente tecnológicas para a resolução dos problemas identificados. Dessa forma, pode-se concluir que as empresas de software investigadas reconhecem a importância da inovação para se manterem competitivas e que a relação teórico-empírica se mostrou muito próxima na maioria dos aspectos investigados, apresentando disparidades pontuais que em pouco afetam a capacidade inovativa das instituições.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons