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Título: Finanças pessoais : teste de conhecimento e aplicação em alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Rocha, Taís Lara Gimenes de Deus
Orientador(es): Santos, Wagner Rodrigues dos
Assunto: Finanças pessoais
Educação financeira
Data de apresentação: 3-Jul-2013
Data de publicação: 26-Jan-2016
Referência: ROCHA, Taís Lara Gimenes de Deus. Finanças pessoais: teste de conhecimento e aplicação em alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2013. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O período inflacionário, que acelerou no Brasil na década de 80, comprometeu a capacidade de planejamento financeiro dos brasileiros. O tema finanças pessoais tem ganhado força desde a década de 90, quando a inflação começou a ser controlada, porém ainda há muito que se melhorar com relação à educação financeira no Brasil. Esta pesquisa testou o conhecimento em finanças pessoais detido pelos alunos do final de curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, bem como sua aplicação prática, o que ocorreu por meio da aplicação de questionários. A amostra pesquisada possui um total de 104 questionários, respondidos exclusivamente por alunos de Ciências Contábeis. Os dados obtidos foram tabulados e analisados por meio de planilhas eletrônicas, chegando à conclusão de que a maior parte dos alunos possui um perfil conservador, conhece sobre finanças pessoais e aplica seu conhecimento. Apesar disso, ainda é necessário que muitos alunos apliquem seu aprendizado advindo da graduação em sua vida financeira, fortalecendo a cultura do planejamento financeiro. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The inflationary period, which accelerated in Brazil in the 80s, committed the capacity of the Brazilian financial planning. The theme of personal finance has gained strength since the 90s, when inflation began to be controlled, but there is still much to improve in relation to financial education in Brazil. This research tested the knowledge in personal finance held by students at the end of the Accounting course at the University of Brasilia, as well as its practical application, which occurred through the use of questionnaires. The sample searched has a total of 104 questionnaires answered exclusively by students of the Accounting course. Data were tabulated and analyzed using spreadsheets, coming to the conclusion that most of the students have a conservative profile, know about personal finance and apply their knowledge. Nevertheless, it is still necessary for many students to apply their learning arising graduation in your financial life, strengthening the culture of financial planning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
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