Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PaulaGuedesBaron.pdf488,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma investigação sobre a natureza locativa dos predicados psicológicos no português brasileiro
Autor(es): Baron, Paula Guedes
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - sintaxe
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 16-Mar-2015
Data de publicação: 22-Jan-2016
Referência: BARON, Paula Guedes. Uma investigação sobre a natureza locativa dos predicados psicológicos no português brasileiro. 2015. 33 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Como este trabalho tem por objeto de pesquisa os verbos psicológicos e suas perífrases, faremos referência aos trabalhos de Cançado (1995) e de Naves (2005), que, embora tenham sido realizados a partir de arcabouços teóricos distintos, representam importantes estudos sobre esses predicados no português brasileiro. Landau (2010) é parte do referencial teórico deste trabalho, pois é a partir de sua hipótese, que considera o argumento Experienciador cognitivamente como um locativo, que este projeto será desenvolvido. Por fim, considerando que a linguística compõe o conjunto das ciências cognitivas “que têm em comum o objetivo de compreender a natureza e o funcionamento da mente humana, a nossa cognição” (KENEDY, 2013, p.15), optamos, também, por acrescentar ao trabalho as contribuições da pesquisa de Huelva Unterbäumen (2015), na perspectiva da linguística cognitiva, que poderão subsidiar a discussão teórica que se produzirá a respeito das relações metafóricas responsáveis pela formação da estrutura conceptual da mente humana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.