Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielleCruvinelGoncalves.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre as políticas e práticas de gestão de pessoas e a autoavaliação de desempenho no Senado Federal
Autor(es): Gonçalves, Gabrielle Cruvinel
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Gestão de pessoas
Serviço público - administração de pessoal
Servidores públicos - desempenho
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 22-Jan-2016
Referência: GONÇALVES, Gabrielle Cruvinel. A relação entre as políticas e práticas de gestão de pessoas e a autoavaliação de desempenho no Senado Federal. 2015. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Há consenso na literatura acadêmica de que as práticas de gestão de pessoas afetam positivamente a efetividade organizacional e o desempenho no trabalho. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar as relações existentes entre as políticas e práticas de gestão de pessoas como variável independente, e o desempenho no trabalho como variável dependente. A pesquisa pode ser classificada como teórico-empírica, quanto ao seu enquadramento, e quantitativa, quanto à sua natureza. Contou com a utilização de duas escalas: EPPRH de Demo, Neiva, Nunes e Rozzett (2014) e a escala de autoavaliação de desempenho no trabalho de Coelho Jr. et al. (2010). A pesquisa foi aplicada no Senado Federal e utilizou a aplicação de questionários presenciais para a coleta de dados. Quanto à análise dos dados, foram realizadas regressões múltiplas lineares a fim de se identificar relações de predição entre as variáveis. Por meio dos resultados coletados, é possível afirmar que existe uma relação de predição entre as duas variáveis de estudo, sendo a política de remuneração e recompensas a maior influenciadora da autoavaliação do desempenho no trabalho. A pesquisa contribuiu para a produção acadêmica das áreas de gestão de pessoas e comportamento organizacional, ao explorar relações pouco investigadas no setor público brasileiro. De forma prática, os resultados obtidos compõem um diagnóstico para auxiliar os gestores do Senado Federal em suas tomadas de decisão para o alcance de melhores resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons