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Título: Testando a validade da lei do preço único : análise do mercado de carros usados no Brasil
Autor(es): Santos, Alexandre Magno Helou
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Lei do Preço Único (LOOP)
Preços - determinação
Mercado de carros usados
Cálculo de preço (Comércio varejista)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jan-2016
Referência: SANTOS, Alexandre Magno Helou. Testando a validade da lei do preço único: análise do mercado de carros usados no Brasil. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As definições de possibilidades de arbitragem têm movimentado as teorias modernas de finanças. A existência e validade da Lei do Preço Único (LOOP), bem como suas derivações como a Teoria da Paridade do Poder de Compra (PPP) e a Teoria da Precificação por Arbitragem, tem estudado o comportamento do mercado, e até mesmo servido de base para a definição da eficiência do mercado que está sendo estudado. O objetivo deste estudo é verificar a existência da Lei do Preço Único (LOOP) no mercado de carros usados nas regiões sul, sudeste, e parte da região centro oeste do Brasil, replicando pesquisas realizadas em âmbito internacional, na tentativa de verificar a existência de vieses que causem desvios na lei no mercado nacional. Para isso, foram definidos indexadores dos modelos populares mais vendidos, para que eles apresentassem as mesmas características nas diversas regiões a serem estudadas. Foram definidas também quais variáveis influenciariam na formação dos preços dos produtos, e se a diferença de preços para produtos semelhantes encontrada entre as regiões foi gerada à partir da atuação dessas variáveis, ou se existem possibilidades de arbitragem provenientes desse mercado, o que indicaria um desvio na Lei do Preço Único (LOOP). A expectativa era de que o resultado deste estudo pudesse contribuir na análise da validade da Lei do Preço Único (LOOP) para mercados nacionais, na tentativa de aproximar a teoria da realidade dos mercados domésticos, ajudando na definição da existência de possibilidades de arbitragem, e contribuindo para a eficiência do mercado, na medida que tais possibilidades ficam evidenciadas. Como resultado do estudo, nos dois modelos de estudo aplicados, não foram encontradas evidências que pudessem refutar a Lei do Preço Único para o caso estudado, sendo impossível, neste caso, a conclusão da inexistência da Lei. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The arbitrage possibilities settings have shaken modern theories of finance. The existence and validity of the Law of One Price (LOOP) and its derivatives as the theory of Purchasing Power Parity (PPP) and the Theory of Arbitration Pricing, has been studying the market behavior, and even served as a basis for definition of market efficiency being studied. The objective of this study is to verify the existence of Law of One Price (LOOP) in the used car market in the South, Southeast, and parts of Central West region of Brazil, replicating research in the international arena in an attempt to check for biases that cause deviations in the law in the domestic market. For this, indexes are set of popular best-selling models, so they presented the same characteristics in the various regions to be studied. Were also defined which influence variables in the formation of commodity prices, and the price difference for similar products found between regions was using the basis of the performance of these variables, or if there are arbitrage possibilities from this market, which indicates a detour the Law of One Price (LOOP). The expectation was that the outcome of this study could contribute to the analysis of the validity of the Law of One Price (LOOP) to national markets in an attempt to approach the theory of the reality of domestic markets, helping to define the existence of arbitrage possibilities, and contributing to market efficiency, to the extent such opportunities are evident. As a result of the study, applied in both study models, we found no evidence that could disprove the Law of One Price for the case study, it is impossible in this case the finding of no Law.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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