Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MaisaCristinaTorresDantas.pdf743,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudantes indígenas em escolas urbanas : produções de sentidos e respostas criativas
Autor(es): Dantas, Maisa Cristina Torres
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Assunto: Índios - educação
Escolas públicas
Índios - identidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Jan-2016
Referência: DANTAS, Maisa Cristina Torres. Estudantes indígenas em escolas urbanas: produções de sentidos e respostas criativas. 2015. 92 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No Plano Piloto, área central do Distrito Federal, residem tanto famílias indígenas que estão aqui desde as construções e o começo da cidade, quanto famílias que vieram durante os anos seguintes. Desta forma, as escolas do Plano Piloto recebem todos os anos crianças, jovens e adultos indígenas de diversas etnias que residem no espaço urbano central do DF, fato que acaba apresentando aos espaços institucionais de educação um desafio para as imagens, que sempre representaram (e representam) as populações indígenas de maneira estereotipada. Por um semestre acompanhei os cotidianos de duas Escolas Classe e uma Escola Parque do Plano, entre as salas de aulas e as salas das/os professoras/es, onde estudam crianças e jovens indígenas de duas etnias brasileiras, e trago na presente monografia as narrativas de alguns dos momentos onde a identidade indígena foi abordada, seja pela presença desses estudantes ou seja pelo conteúdo ministrado em aula. O objetivo é mostrar uma leitura possível dessas ações a partir da perspectiva semiótica presente nas obras de Roy Wagner, entendendo essas respostas enquanto ações que procuram classificações possíveis da identidade indígena dessas/es estudantes e suas famílias, enquanto um desafio lançado e desvendado através de respostas criativas a um signo que não está bem estabilizado dentro das sociedades urbanas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons