Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_FilipeAlmeidaBernardes.pdf554,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações
Autor(es): Bernardes, Filipe de Almeida
Orientador(es): Ribeiro, Walter Eustáquio
Assunto: Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Marketing na Internet
Data de apresentação: 30-Nov-2009
Data de publicação: 27-Out-2010
Referência: BERNARDES, Filipe de Almeida. Utilização do comércio eletrônico como fator de vantagem competitiva para as organizações. 2009. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Uma das maiores inovações tecnológicas e organizacionais no mundo empresarial da atualidade é a Internet, um fenômeno que tem modificado a forma de atuar das organizações, possibilitando ganhos em termos de vantagem competitiva. Nesse sentido, o comércio eletrônico surge como uma nova forma de comercialização de produtos e serviços e se configura como uma ferramenta estratégica para as organizações. O presente estudo tem como objetivo a formulação de uma estratégia de utilização do comércio eletrônico capaz de proporcionar ganhos em termos de vantagem competitiva para as organizações. Mediante um estudo sobre o perfil dos consumidores foi possível identificar quais fatores influenciam a decisão sobre a utilização do comércio eletrônico. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para uma amostra de 242 estudantes de graduação do curso de administração da Universidade de Brasília (UnB), que apresentaram como resultados que os fatores que inibem a utilização do comércio eletrônico foram a falta de segurança do site, a falta de informações sobre o produto e a falta de credibilidade da empresa, enquanto a comodidade, os preços competitivos, as promoções e a diversidade de produtos e serviços foram os fatores que estimulam a utilização do comércio eletrônico pelos consumidores. Concluiu-se que, para que o comércio eletrônico se torne uma poderosa fonte de vantagem competitiva, é essencial que as empresas direcionem seus investimentos em questões de segurança nas transações, definam uma estratégia de liderança em custos, bem como uma estratégia de diferenciação, e estudem o comportamento do consumidor, buscando identificar e satisfazer suas necessidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.