Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexandreCarneirodeMacedo.pdf2,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como as redes sociais digitais são utilizadas estrategicamente pela indústria fonográfica independente do Distrito Federal
Autor(es): Macêdo, Alexandre Carneiro de
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Indústria fonográfica
Redes sociais on-line
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 20-Jan-2016
Referência: MACÊDO, Alexandre Carneiro de. Como as redes sociais digitais são utilizadas estrategicamente pela indústria fonográfica independente do Distrito Federal. 2015. 130 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As redes sociais como Facebook e YouTube são utilizadas por diversos artistas da indústria fonográfica independente. Eles as utilizam para divulgar o próprio trabalho e disponibilizar conteúdo para fãs, muitas vezes conquistando mais visibilidade nesses meios do que na televisão ou rádio. A produção cultural do Distrito Federal é rica e abriga milhares de bandas e artistas independentes que procuram ganhar notoriedade. É notável que algumas conseguem e, muitas vezes, sem ajuda de meios tradicionais – apenas com o uso de redes sociais. É necessário compreender como os músicos utilizam essas ferramentas comunicacionais gratuitas para aumentarem (ou criarem) suas famas. Esta pesquisa pretende compreender, a partir de um estudo de caso, que tipos de interações são feitas, qual conteúdo é disponibilizado e como é a relação das bandas Viela 17 e Surf Sessions com seus públicos nas redes sociais e no espaço físico. Com base na análise de conteúdo das postagens de duas bandas do Distrito Federal e em entrevistas feitas pessoalmente com os artistas, foi possível perceber que as interações online os ajudaram a compreender e criar fortes laços sociais com seus públicos no geral, principalmente com os fãs. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Social media websites such as Facebook and YouTube are being used by independent phonographic industry artists. They use it to promote their own work and to provide content to fans, normally achieving a bigger number of views in those platforms than in radio or television. The cultural scene in Distrito Federal is plentiful and put up thousands of bands who are looking for notoriety. It is notable that some of those bands achieve fame and, in most cases, without using traditional media – only social media. Understand how independent artists use these free communication tools to raise (or create) their fames is a must. This study intends to comprehend, from a case study, what kinds of interactions are being done, which content is being provided and how the relationship between the bands Viela 17; Surf Sessions and their audiences in social media and physical space happens. After content analyzing the posts from two bands from Distrito Federal in social media and interviewing personally the artists, it notable that online interactions helped them comprehend and create strong social links with their audiences in general, specially the fans.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons