Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaSouzaChaves.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Previsões da mídia : uma análise da cobertura da imprensa brasileira na Copa do Mundo de 2014
Autor(es): Chaves, Bruna Souza
Orientador(es): Silva, David Renault da
Assunto: Copa do Mundo (Futebol) - Brasil
Jornalismo
Teoria do Agendamento
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 20-Jan-2016
Referência: CHAVES, Bruna Souza. Previsões da mídia: uma análise da cobertura da imprensa brasileira na Copa do Mundo de 2014. 2015. vii, 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho analisou a cobertura jornalística da Copa do Mundo no Brasil em três principais jornais a fim de verificar quais foram os assuntos mais recorrentes e como foram tratados pela imprensa nos períodos pré-Copa do Mundo, durante a competição e pós-Copa. As matérias coletadas dos veículos Folha de S.Paulo, O Globo e Correio Braziliense foram analisadas por meio da análise de conteúdo segundo as técnicas de Laurence Bardin, com quantificação de categorias e teor dos assuntos abordados. Os conceitos de valor-notícia, agendamento e desinformação no jornalismo também foram estudados e utilizados como base para a pesquisa. Ao final, concluiu-se que houve mudança de tratamento dos jornais em relação ao Mundial nos três períodos analisados. O caos inicialmente previsto deu lugar à celebração da Copa e ao longo da análise foi atribuído a outras categorias como economia e seleção brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons