Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaMirandaReina.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Accountability e qualidade do gasto público : uma análise da gestão do gasto na educação básica
Autor(es): Reina, Adriana Miranda
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Accountability
Gasto público
Educação e Estado
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 18-Jan-2016
Referência: REINA, Adriana Miranda. Accountability e qualidade do gasto público: uma análise da gestão do gasto na educação básica. 2015. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar se a accountability pode contribuir para a melhoria da qualidade do gasto municipal na função educação. O estudo foi realizado com base em 300 municípios selecionados aleatoriamente. O estudo adota ontologia objetivista utilizando método que compara o índice de qualidade do gasto no ensino fundamental municipal com os índices municipais de accountability. Como variável dependente, o índice de qualidade do gasto corresponde à razão entre indicador do desempenho dos estudantes e a despesa realizada na Função Educação. Estes indicadores são construídos através do Escore Padronizado pelo Método da Função Distribuição Acumulada Normal. Para uma mensuração da accountability municipal foi utilizado o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Foi realizado um estudo de regressão entre as variáveis, o qual apresentou resultados muito positivos ratificando a revisão literária realizada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons