Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThomasPassosMartins.pdf337,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O controle de constitucionalidade da lei na França e no Brasil : análise comparada de trajetórias processuais inversas
Autor(es): Martins, Thomas Passos
Orientador(es): Lobato, Marthius Sávio Cavalcante
Assunto: Controle da constitucionalidade - França
Direito comparado
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jan-2016
Referência: MARTINS, Thomas Passos. O controle de constitucionalidade da lei na França e no Brasil: análise comparada de trajetórias processuais inversas. 2015. 41 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo de direito comparado visa analisar as evoluções do controle de constitucionalidade na França e no Brasil. Ao passo que na França, com a criação em 2008 da questão prioritária de constitucionalidade, estamos diante de um processo de concretização da justiça constitucional, no Brasil, por sua vez, observa-se o fenômeno oposto, ou seja, o fortalecimento do controle objetivo e a abstrativização da exceção de inconstitucionalidade. Muito embora o controle de constitucionalidade francês permaneça concentrado, já que compete unicamente ao Conselho constitucional examinar a conformidade da lei com a Constituição, não ele é mais meramente preventivo, já que é doravante permitido aos cidadãos impugnar a constitucionalidade da lei por ocasião de um processo em que seja parte. Desta forma, pode o litigante suscitar uma questão de constitucionalidade, cuja admissibilidade será examinada pelos tribunais ordinários antes de ser encaminhada ao Conselho constitucionalidade que deverá se pronunciar sobre o mérito. Esta inovação processual configura uma verdadeira revolução, não sendo, no entanto, a primeira; já que a decisão de 1971 e a reforma de 1974 contribuíram também em transformar o Conselho em uma verdadeira jurisdição constitucional voltada à sociedade. No Brasil, sistema misto desde 1988, o controle objetivo vem ganhando força, a ampliação dos legitimados ativos dinamizando cada vez mais o contencioso abstrato. Ademais, a emenda de 2004, ao instituir a súmula vinculante e a repercussão geral, resultou numa centralização das resoluções de questões constitucionais suscitadas no âmbito do controle difuso em proveito do Supremo, que acabou por conferir às decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em sede da via incidental um caráter erga omnes.
Abstract: Cette présente étude a pour objet l’analyse des évolutions du contrôle de constitutionnalité en France et au Brésil.Alors qu’en France, depuis la création en 2008 de la question prioritaire de constitutionnalité, nous sommes en présence d’un processus de concrétisation de la justice constitutionnelle, on observe au Brésil le phénomène inverse, à savoir, le renforcement du contrôle objetif et l’abstractivisation de l’exception d’inconstitutionnalité. Bien que le contrôle de constitutionnalité français demeure concentré, puisqu’il n’appartient qu’au Conseil constitutionnel d’examiner la conformité de la loi par rapport à la Constitution celui-ci n’est plus seulement préventif, tout citoyen pouvant en effet contester la constitutionnalité d’une loi au cours d’un procès dont il est partie. Le justiciable peut donc désormais soulever une question de constitucionalité, son admissibilité étant au préalable examinée par les juges ordinaires avant d’être renvoyée au Conselho constitutionnel qui devra se prononcer sur le fond. Cette innovation processuelle représente une véritable révolution, sans toutefois être la première; la décision de 1971 ainsi que la réforme de 1974 ont également contribué à transformer le Conseil en une véritable juridiction ouverte vers la société. Au Brésil, système mixte depuis 1988, le contrôle objetif est chaque fois plus importante, l’élargissement des titulaires du droit de saisine ayant permis de dynamiser le contentieux abstrait. De surcroît, la loi de révision constitutionnelle de 2004, ayant institué la “súmula vinculante” et la répercussion générale, a entraîné une centralisation des résolutions des questions de constitutionnalité soulevées dans le cadre du contrôle diffus au profit de la Cour suprême, conférant par là même aux décisions du STF prononcées par voie incidente um caractere erga omnes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons