Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasAkiraYassui.pdf705,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crenças a respeito das estratégias de aprendizagem dos kanji da língua japonesa
Autor(es): Yassui, Lucas Akira
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa
Kanji (Ideogramas)
Data de apresentação: 19-Jun-2015
Data de publicação: 15-Jan-2016
Referência: YASSUI, Lucas Akira. Crenças a respeito das estratégias de aprendizagem dos kanji da língua japonesa. 2015. x, 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras - Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho investiga crenças de estudantes universitários de língua japonesa a respeito de estratégias de aprendizagem dos kanji (ideogramas). O objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem que os aprendizes utilizam, bem como suas crenças em relação à aprendizagem dos kanji. O tema é justificado pela dificuldade de se estudar/aprender os kanji como relatado pelos aprendizes brasileiros de língua japonesa, por se tratar de um sistema de escrita diferente aos nativos de língua portuguesa do Brasil. Esta pesquisa tem o intuito de contribuir para uma reflexão sobre ensino-aprendizagem da língua escrita do japonês, a partir das crenças dos participantes analisados. A pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem contextual e é um estudo de caso coletivo. O contexto analisado é uma Universidade Pública do Distrito Federal, curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, aulas de Expressão Escrita 1 e 2. Os participantes são 12 alunos das disciplinas citadas anteriormente e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário misto (questionário Likert com adaptações), observações de aula, notas de campo e uma entrevista semiestruturada com gravação de áudio. As crenças identificadas a respeito da aprendizagem dos kanji foram de que a fluência na leitura e escrita dos kanji não representa o domínio da língua japonesa mais do que a fluência na fala e na compreensão auditiva, a crença de que não é necessário ir ao Japão para ter a fluência na leitura e escrita dos kanji, crença de que os recursos eletrônicos e digitais não dificulta a aprendizagem dos kanji, crença de que existem pessoas que possuem mais facilidade em aprender kanji do que outras, crença de que deveriam existir, no curso, aulas voltadas exclusivamente ao ensino de kanji, crença de que se sentem estagnados na aprendizagem dos kanji . Resultados sugerem que independente da estratégia adotada, o tempo aplicado ao estudo representa grande parte da parcela do rendimento dos estudos dos kanji. Discutimos também, a respeito dos recursos eletrônicos frequentemente utilizados pelos participantes e sua influência na aprendizagem dos kanji. Portanto, espera-se que, a partir deste estudo, professores e, principalmente, os alunos reflitam sobre o processo de aprendizagem dos kanji e suas estratégias de aprendizagem com o intuito de melhorar e refletir sobre o ensino-aprendizagem dos kanji no ambiente universitário.
Abstract: This present work investigates beliefs of University students of Japanese Language (as foreign language) about their Kanji Strategies of Learning. The purpose is to identify the Strategies of Kanji Learning that learners use, and also theirs beliefs about learning kanji. The subject is justified by the difficulty to study/learn kanji as reported by Brazilian learners of Japanese language, because is a different writing system to the Portuguese-speaking natives (Brazil). In order to contribute to a reflection on teaching and learning of the Japanese written language, from the beliefs of the analyzed participants. The research is qualitative with contextual approach and is a collective case study. The context analysis is a public university in the Federal District, Degree course in Japanese Language and Literature, Expression classes Writing 1 and 2. The participants are 12 students from the aforementioned subjects and data collection instruments used were a mixed questionnaire (Likert scale with adaptations), classroom observations, field notes and a semi-structured interview with audio recording. Beliefs identified regarding the kanji of learning were that fluency in reading and writing of kanji does not represent the field of Japanese language more than fluency in speaking and listening, the belief that it is not necessary to go to Japan to have fluency in reading and writing of kanji, belief that electronic and digital resources does not hinder the learning of kanji, belief that there are people who have an easier time learning kanji than others, the belief that there should be, in the course, dedicated exclusively to classes kanji teaching, belief that feel stagnant in learning kanji. Results suggest that regardless of the strategy, the time applied to the study represents much of the performance of studies of the kanji learning. We discussed also about the electronic resources often used by the participants and their influence on learning the kanji. Therefore, it is expected that from this study, teachers and especially students to reflect on the process of learning kanji and their learning strategies in order to improve and reflect on the teaching and learning of kanji in the university environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons