Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LudmilaCostaSilva.pdf316,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável : o caso do BNDES
Autor(es): Silva, Ludmila Costa da
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (Brasil)
Planejamento estratégico
Data de apresentação: 18-Dez-2009
Data de publicação: 27-Out-2010
Referência: SILVA, Ludmila Costa da. Planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável: o caso do BNDES. 2009. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Desde a década de 1970, tem-se intensificado o incentivo à criação de alternativas de negócio com vistas a ampliar os meios de produção e gestão que trabalhem de forma equilibrada as questões econômicas, sociais, ecológicas, geográficas e culturais envolvidas. Foi nesse contexto que o conceito de desenvolvimento sustentável foi fortalecido e consolidado como importante elemento à sobrevivência das organizações. Ao mesmo tempo, observa-se, nos últimos anos, em decorrência do aumento da dinâmica dos mercados, um movimento no âmbito das organizações no sentido de priorizar o planejamento empresarial como ferramenta eficaz de direcionamento das organizações. O objetivo da presente pesquisa é determinar as estratégias, políticas e ações adotadas pelo BNDES para a promoção do desenvolvimento sustentável. Para tal, utilizou-se o modelo conceitual de Sachs sobre o desenvolvimento sustentável para a realização de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados a partir de análise documental no planejamento corporativo da instituição. Procurou-se analisar o comprometimento do BNDES com a promoção de cada dimensão do desenvolvimento sustentável, buscando-se evidenciar os pontos fortes e fracos dessas ações. Os resultados obtidos demonstram que a promoção do desenvolvimento sustentável está profundamente inserida no planejamento estratégico do BNDES, embora haja a priorização das dimensões econômica e social e a existência de algumas áreas com posicionamento estratégico contraditório.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1165
Aparece na Coleção:Administração Pública



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.