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Título: Mapa e análise sócio espacial da evasão escolar no Distrito Federal e Entorno
Autor(es): Rios, Steli Larissa Lima Ferreira
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Evasão escolar
Segregação socioespacial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: RIOS, Steli Larissa Lima Ferreira. Mapa e análise sócio espacial da evasão escolar no Distrito Federal e Entorno. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Serviço Social: “Mapa e Análise Sócio Espacial da Evasão Escolar No Distrito Federal e Entorno”, teve como objetivo elaborar o mapa da evasão escolar no DF e Entorno e avaliar qual foi a mudança que houve no quadro da evasão escolar no DF e Entorno nos anos de 2001 e 2010, já que o Plano Nacional de Educação traz como meta diminuir o índice do abandono escolar e está previsto para ser colocado em prática neste mesmo intervalo de tempo. Para tanto, foi feito o mapeamento da evasão escolar no DF e Entorno e a análise dos dados encontrados. A estratégia metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi primeiramente análise bibliográfica a respeito da segregação sócio espacial, do direito à educação, sobre o público e o privado na educação e sobre o fracasso escolar. Depois foram colhidos dados dos censos de 2000 e 2010 feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população e as condições sócio econômicas de cada umas das Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal(DF) e cada uma das cidades que compõem o Entorno do DF. Por fim, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) foram colhidos dados dos anos 2001 e 2010 sobre quantidade de abandono escolar, a quantidade de escolas, dividas entre públicas e particulares, e a quantidade de pessoas em idade escolar que estão matriculadas. Os resultados encontrados mostram que o DF e o Entorno se encontram em uma situação positiva, que o número de abandono diminuiu, porém ainda existem um número significativo de casos de abandono escolar. Outro fato que se pôde notar é que mesmo que o Entorno também tenha evoluído, o DF segue à frente no âmbito do direito à Educação, pois o índice de pessoas alfabetizadas é maior do que as do Entorno desde 2000, por exemplo. O mesmo acontece com a taxas de abandono, mesmo nos locais de condições econômicas mais baixas no DF, as taxas de abandono são menores do que as do Entorno. A conclusão final é se no Brasil como um todo as metas não tiveram o êxito esperado, já que muitas ainda se repetem no PNE 2011-2020, no DF e Entorno houve um resultado positivo quanto às metas analisadas, mas que há um trabalho constante a ser feito pelo Estados e sociedade.
Abstract: This graduation monograph in Social Work: "Map and Space Partner Analysis of Dropouts In the Federal District and surrounding areas", aimed to evaluate what was the change that was under dropouts in the Federal District and surrounding areas in the years 2001 to 2010, once the National Education Plan has as its goal to decrease the dropout rate and is expected to be put in place at this same time frame. Thus, it was done the mapping of dropouts in the Federal District and surrounding areas and the analysis of the data found. The methodology used to conduct this study was primarily a literature review regarding the socio-spatial segregation, the right to education, about public and private education and about school failure, after then, IBGE census data were collected from 2000 to 2010 about the population and the economic conditions of each of the DF’s RAs and each of the cities that make up the surrounding areas of DF. From INEP, data were collected about the years 2001 and 2010 on the amount of school leavers, the amount of schools, divided between public and private, and the amount of people those are in the school age that are enrolled. The results found show that the DF and the surrounding areas are in a positive situation, the number of abandoned decreased, but there are still many school leavers. Another fact that one might notice is that even if the surrounding areas has also evolved, DF leads the way in the context of Education, literate people rate is higher than the surrounding areas since 2000, for example. It also happens in the dropout rates, even the places of lower economic conditions in DF, dropout rates are lower than those of surrounding areas. The bottom line is that even in Brazil as a whole, the goals have not had the expected success, as many are repeated in the PNE 2011-2020, in the Federal District and surrounding areas had a positive result as analyzed goals, but that is a constant work to be done.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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