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Título: Escola, educação sexual e gravidez na adolescência
Autor(es): Amorim, Isabella Rodrigues
Orientador(es): Souza, Ailta Barros de
Assunto: Evasão escolar
Gravidez na adolescência
Educação sexual
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2016
Referência: AMORIM, Isabella Rodrigues. Escola, educação sexual e gravidez na adolescência. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e discutir o papel da escola na difusão da educação sexual e na prevenção do abandono escolar consequente da gravidez na adolescência. Contempla revisão da literatura e uma pesquisa de campo realizada em três escolas públicas da cidade de Ceilândia – Distrito Federal com nove profissionais da educação, incluindo diretores e professores. A pesquisa qualitativa como eixo principal do trabalho busca especialmente identificar, através da ótica dos profissionais entrevistados, se existe e como é feita a difusão da educação sexual nas escolas, quais as vantagens, limites e dificuldades que esses profissionais encontram ao trabalharem a sexualidade com os(as) estudantes e quais estratégias consideram necessárias para uma melhor difusão da educação sexual no ambiente escolar. A pesquisa também identificou como a escola e esses profissionais veem e tratam os(as) adolescentes que estão vivenciando a gravidez; se conhecem casos de abandono e quais os principais motivos que levam os(as) estudantes a abandonarem a escola neste período; quais dificuldades e limites a escola encontra para manter esses(as) adolescentes em seu ambiente e quais estratégias considera que devem ser adotadas para que não ocorra o abandono escolar consequente da gravidez na adolescência. Esta monografia está estruturada em três capítulos. O capítulo I aborda a adolescência, a sexualidade, a gravidez precoce e as respostas do poder público referentes a esses temas. O capítulo II debate sobre o papel da escola na difusão da educação sexual e na prevenção do abandono escolar devido a gravidez, comparando o que é previsto e normatizado com o que é evidenciado na realidade da sociedade brasileira. Por fim, o capítulo III apresenta os resultados da pesquisa, explicitando os aspectos metodológicos, uma análise do perfil das escolas e dos profissionais entrevistados e expõe as reflexões e as falas dos profissionais sobre os temas. Os achados evidenciaram que é preciso que os profissionais da educação tenham compromisso, fomentem debates e sempre questionem-se sobre a sexualidade, gravidez e ensino que oferecem aos(às) estudantes, assim como tenham o apoio do poder público, das famílias e da sociedade para que esses temas sejam captados, compreendidos e implementados no ambiente escolar. O estudo pretende contribuir para a atuação dos profissionais da educação, para os responsáveis pela formulação de políticas públicas e também para os debates sobre a inserção dos assistentes sociais nas escolas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze and discuss the role of schools in spreading sexual education and dropout prevention resulting in teenage pregnancies. Includes literature review and field research conducted in three public schools in Ceilândia – Distrito Federal with nine education professionals, including principals and teachers. Qualitative research as the main work axis especially seeks to identify, through the lens of the professionals interviewed, whether there and how is the spread of sexual education in schools, the advantages, limitations and difficulties that these professionals are to work sexuality with students and what strategies considered necessary for better dissemination of sexual education at school. The survey also identified how the school and these professionals see and treat adolescents who are experiencing pregnancy, known cases of abandonment and what are the main reasons why students drop out of school during this period, difficulties and limits which the school is to keep these adolescents in their environment and which considers strategies that should be adopted so that there is a consequent dropout of teenage pregnancy. This monograph is divided into three chapters. Chapter I deals with adolescence, sexuality, teenage pregnancy and the responses of the government regarding these issues. Chapter II discusses on the role of schools in spreading sexual education and prevention of school drop-outs due to pregnancy, comparing what is planned and regulated by what is shown in the reality of Brazilian society. Finally, chapter III presents the results of research, explaining the methodological aspects, a profile analysis of schools and interviewed professionals and exposes reflections and speeches of professionals on the topics. The results show that it is necessary that education professionals have commitment, foster debates and always questioning about sexuality, pregnancy and education they offer to students, as well as have the support of the government, families and society for these themes are captured, understood and implemented in the school environment. The study aims to contribute to the work of education professionals, for those responsible for formulating public policy and to the debate on the inclusion of social workers in schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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