Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_RobertoMonteirodeBarrosReis.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Obtenção dos limiares de handoff de uma estação rádio-base utilizando-se análise estatística
Autor(es): Reis, Roberto Monteiro de Barros
Orientador(es): Menezes, Leonardo Rodrigues Araújo Xavier de
Assunto: Sistemas de telefonia celular
Sistemas de comunicação móvel
Data de apresentação: 2002
Data de publicação: 7-Out-2010
Referência: REIS, Roberto Monteiro de Barros. Obtenção dos limiares de handoff de uma estação rádio-base utilizando-se análise estatística. 2002. 98 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Este trabalho visa ao tratamento estatístico de alguns dados obtidos por ferramentas de coleta de cobertura, geralmente realizados pelas operadoras de telefonia celular para a execução de “Drive Tests”, quando a cobertura real de uma dada ERB é comprovada na prática. Tomandose os dados específicos de uma dada Estação Rádio-Base e analisando-se cada um de seus três setores separadamente, pode-se verificar a intensidade de sinal (Potência) em cada ponto medido, e com isso temos, para cada distância, o seu valor de potência recebida correspondente, conforme verificaremos mais adiante. Em seguida, estes dados serão trabalhados usando-se algumas ferramentas matemáticas e estatísticas para chegar-se a algumas aplicações importantes acerca da tentativa de optimização de handoffs baseando-se em uma situação prática. No final deste trabalho, serão apresentados alguns resultados obtidos com este estudo, que poderão indicar uma alternativa para o tratamento deste problema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2002.TCC.1155
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.