Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeticiaMarottaPedersolideOliveira.pdf8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Apesar de tudo, tentaremos não nos esquecer : ensaio sobre memória, fotografia e arquivo
Autor(es): Oliveira, Letícia Marotta Pedersoli de
Orientador(es): Sanz, Cláudia Guilmar Linhares
Assunto: Fotografia - memória
Memória
Fotografia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Dez-2015
Referência: OLIVEIRA, Letícia Marotta Pedersoli de. Apesar de tudo, tentaremos não nos esquecer: ensaio sobre memória, fotografia e arquivo. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse projeto parte do pressuposto que o campo da comunicação localiza-se no centro das transformações relevantes que o mundo atual atravessa, instaurando novas modalidades subjetivas, sobretudo no que diz respeito à experiência social da temporalidade. Tais alterações têm trazido significativas reflexões acerca dos modos de construção da memória e da ressignificação das fabricações de imagens. Nesse sentido, essa pesquisa visa, sobretudo a partir da obra de Walter Benjamin sob o conceito de memória, realizar um recuo à constituição moderna da imagem técnica e à formação do arquivo moderno para discutir sua relação com a temporalidade e com o campo mnemónico. Pretende-se tentar compreender a tensão que se estabelece entre a imagem fotográfica e a construção de uma memória pessoal e coletiva. A obra do filósofo alemão possibilita pensar não apenas uma estreita relação entre imagem e experiência temporal, mas também entender que, em sua perspectiva, as imagens constituem um modelo narrativo para a história. Para isso, uma investigação mais profunda se fez necessária sobre o próprio conceito de memória e conceitos que tangenciam essa questão, como rastro, esquecimento, arquivo a partir de autores como Bergson, Walter Benjamin, Jeanne-Marie Gagnebin, Derrida, Lissovsky e Didi-Huberman.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons