Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DayaneFeitosaRibeiro.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da elaboração e divulgação da informação contábil : um estudo de caso em uma empresa pública federal brasileira
Autor(es): Ribeiro, Dayane Feitosa
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Contabilidade pública
Informação contábil
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 2-Dez-2015
Referência: RIBEIRO, Dayane Feitosa. Análise da elaboração e divulgação da informação contábil: um estudo de caso em uma empresa pública federal brasileira. 2014. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar as informações contábeis fornecidas por uma empresa pública federal, avaliando a aderência destas aos normativos pertinentes ao enquadramento da referida entidade. A pesquisa concentrou-se na análise dos processos de elaboração e divulgação do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Fluxos de Caixa. A empresa selecionada, a VALEC Engenharia Construções e Ferrovias S.A., que trata da exploração de infraestrutura e de construção no âmbito ferroviário, é de direito privado, totalmente dependente da União (ou seja, não obtém lucro decorrente de suas atividades operacionais) e vinculada ao Ministério dos Transportes. A justificativa para escolha da empresa é decorrente de sua particularidade de estar sob normativos que abarcam tanto a contabilidade pública quanto a privada, quais sejam: os Padrões Internacionais de Demonstrações Financeiras, International Financial Reporting Standards (IFRSs), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e as práticas adotadas no Brasil, Brazilian’s Generally Accepted Accounting Principles (BR GAAP), as Normas Brasileiras de Contabilidade expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), bem como as Leis 6.404/76 (com suas alterações) e 4.320/64. Os resultados mostraram que a empresa não atende adequadamente aos normativos e orientações expedidos pela contabilidade pública, segundo a Lei 4.320/64, divulgando demonstrações que atendem somente, mas parcialmente, à contabilidade privada e a Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76 com suas alterações).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons