Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaRodriguesdosSantos.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Questões de religião e religiosidade em Capitães da Areia. Do livro ao filme
Autor(es): Santos, Priscila Rodrigues dos
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Adaptações para o cinema
Religiosidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Dez-2015
Referência: SANTOS, Priscila Rodrigues dos. Questões de religião e religiosidade em Capitães da Areia. Do livro ao filme. 2015. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho trata da busca pela transcendência dos personagens de Capitães da Areia, romance de Jorge Amado (1937) em sua mais recente adaptação cinematográfica, o filme homônimo de Cecília Amado (2011). No que diz respeito à busca pelo sagrado, aborda-se o catolicismo como religião formal, a religião negra como força aliada da população marginalizada e a selvageria como forma de evasão desesperançosa. Embora a religiosidade e as questões inerentes à fé não sejam tema central nem no livro nem no filme, o tema perpassa toda a trama e é de importância fundamental para a construção do imaginário e da identidade nacional na obra de Jorge Amado. Além disso, aborda-se a questão da adaptação literária como forma de transposição de uma história de um sistema simbólico para outro distinto sem que se perca aquilo de encantador e impalpável que confere relevância à obra original.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons