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Título: Sistema viário ligação Torto – Colorado e Trevo de Triagem Norte : análise da ampliação da malha viária entre Sobradinho-DF e o Plano Piloto de Brasília
Autor(es): Araújo, Peterson Couto
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Engenharia de tráfego
Distrito Federal (DF) - mobilidade urbana
Mobilidade urbana
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 27-Nov-2015
Referência: ARAÚJO, Peterson Couto. Sistema viário ligação Torto – Colorado e Trevo de Triagem Norte: análise da ampliação da malha viária entre Sobradinho-DF e o Plano Piloto de Brasília. 2015. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A mobilidade urbana é um dos fatores essenciais para que ocorra de maneira eficaz a fluidez nas cidades. A presente pesquisa debruça-se sobre as políticas públicas voltadas para melhoria da mobilidade no trecho que faz ligação entre a Região Administrativa de Sobradinho e a Região Administrativa do Plano Piloto de Brasília, no que diz respeito, ao projeto de Ligação Torto-Colorado e ao projeto Trevo de Triagem Norte desenvolvidos pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal com o propósito de melhorar o trafego nessa região. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise de ambos os projetos demostrando seus impactos e suas influencias na sociedade, para isso foi utilizado consulta a obras literárias, aos órgãos e arquivos governamentais disponibilizados pelo Governo do Distrito Federal GDF, a utilização de mapas e fotos, e a observação direta com idas a campo que contribuiu para melhor compreensão dos fatores envolvidos. A obra está configurada em quatro capítulos: no primeiro são apresentados os aspectos gerais e o recorte territorial da pesquisa, no segundo à descrição do referencial teórico que se baseia o estudo; no terceiro é apresentado os projetos de melhoria e readequação das malhas viárias (Ligação Torto-Colorado; Trevo de Triagem Norte); e por último é abordado a resultante da análise. Após toda a verificação é possível compreender a real necessidade que abrange os estudos e projetos propostos e que a solução para a melhoria da mobilidade urbana nos trechos supracitados, se encontra além da ampliação das vias para aliviar o fluxo, também no investimento de políticas públicas principalmente no transporte público onde a redução do número de veículos individuais e a priorização do transporte público coletivo, contribuiria para atingir o objetivo em sua totalidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The human mobility is one of the most essentials factors for ease the flow in the cities. This research focuses on public policies aimed at improving mobility in the passage that connects between the Administrative Region of Sobradinho and Administrative Region of the Plano Piloto of Brasília, with regard about the Ligação Torto-Colorado project and the Trevo De Triagem Norte project, developed by the Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal, for the purpose of improve the traffic in the city. The objective of the research is to conduct a analysis of both projects demonstrating their impacts and their influence in society, for it, was used refers to literary works, the governmental bodies and files provided by the Governo do Distrito Federal GDF, use of maps and photos , and direct observation with field trips which contributed to better understanding of the factors involved. The work is set in four chapters: the first is presented the general aspects and the territorial excerpt of the study, in the second the description of the theoretical framework underlying the study; the third is presented improvement projects and realignment of road networks (Ligação Torto-Colorado; Trevo de Triagem Norte); and finally in the fourth chapter is approached resulting from the analysis of projects. After all the verification, is possible understand the real need that covers the studies and proposed projects, and that the solution to improving urban mobility in the above sections, is in addition to expanding the roads to ease the flow, also in investment policies mainly on public transport, so, the reduction in the number of individual vehicles and prioritization of public transportation would contribute to achieving the goal in its entirety.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
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