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Título: Marketing político e assessoria de imprensa : o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014
Autor(es): Santos, Carolyne Maryane Cardoso
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Marketing político
Assessoria de imprensa
Eleições
Rollemberg, Rodrigo Sobral, 1959-
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 27-Nov-2015
Referência: SANTOS, Carolyne Maryane Cardoso. Marketing político e assessoria de imprensa: o desenvolvimento da imagem pública do candidato Rodrigo Rollemberg, nas eleições de 2014. 2015. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A expansão dos meios de comunicação, a cultura da convergência e a instantaneidade das informações revelam um novo contexto social no Brasil e no mundo. Por sua vez, a política e o modo de fazê-la foram alterados. A política como uma luta pelo poder, acontece em um campo de forças, no qual candidatos e adversários disputam a construção e a desconstrução das imagens públicas a cada instante. Em um cenário eleitoral altamente competitivo, o marketing político busca construir uma imagem favorável dos candidatos na opinião pública. Para isso, são utilizados diversos recursos. Dentre eles, a assessoria de imprensa se destaca ao promover o uso de veículos de comunicação de massa de forma sistemática, uma vez que esse é um instrumento poderoso para atingir o sucesso em um pleito. O presente estudo se propôs a analisar como o candidato a governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg utilizou a assessoria de imprensa como ferramenta de marketing político para desenvolver uma imagem pública positiva, nas eleições de 2014. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The expansion of the media, the cultural convergence and the immediacy of information demonstrate a new social context in Brazil and the world. In turn, politics and the manner to produce this have changed. Politics in the sense of power struggle occurs in a force field in which candidates and opponents dispute the construction and deconstruction of their public images in each instant. In a highly competitive electoral scene, the political consulting seeks to build a favourable public image of candidates. To achieve this, several resources are used. Among them, the press agency has an important role due to promote the systematical use of mass media since this tool is powerful to achieve success in an election campaign. This study intends to analyse how the candidate Rodrigo Rollemberg used the press agency as a political consulting tool to develop a positive public image in the elections of 2014, for the government of the Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
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