Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlanaAliceDaCruzSilva.pdf218,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que move o mercado acionário brasileiro e seu risco fora do horário de pregão?
Autor(es): Silva, Alana Alice da Cruz
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Mercado de capitais
Ibovespa
Ações (Finanças)
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 23-Nov-2015
Referência: SILVA, Alana Alice da Cruz. O que move o mercado acionário brasileiro e seu risco fora do horário de pregão?. 2014. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar a relação das variações entre dias da Bolsa de Valores de São Paulo, isto é, da variação do índice Ibovespa do momento de fechamento até o de abertura do dia seguinte, com o risco de mercado diário calculado pela metodologia RiskMetrics, “uma das principais ferramentas de manejo de risco utilizadas no mercado” (INFOMONEY, 2014). Foram investigados 4949 dias de negociação da BM&FBOVESPA, o que corresponde ao período de 1994 a 2013, dos quais foram escolhidas vinte maiores variações extremas para análise, sendo dez positivas e dez negativas. A análise das possíveis causas mostrou que não são acontecimentos pontuais e que ocorrem fora do horário de pregão que movimenta o mercado acionário neste período. Normalmente as variações são reflexos dos acontecimentos do dia anterior e possuem relação com o cenário econômico como um todo. A relação com o risco não se fez para cada variação, mas sim para as variações positivas ou negativas como um todo, para os eventos analisados verificou-se que períodos de variações negativas possuem volatilidade maior do que os de variações positivas, e também que cenários de maior instabilidade possuem volatilidades mais elevadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons