Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11480
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ÁbnerRolimDeMacedo.pdf264,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As diferenças entre os regimes fiscais e leis tributárias referentes aos rendimentos das sociedades anônimas brasileiras e estadunidenses
Autor(es): Macêdo, Ábner Rolim de
Orientador(es): Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de
Assunto: Sociedades anônimas
Lucros
Imposto de renda
Contabilidade tributária
Data de apresentação: 31-Jan-2014
Data de publicação: 23-Nov-2015
Referência: MACÊDO, Ábner Rolim de. As diferenças entre os regimes fiscais e leis tributárias referentes aos rendimentos das sociedades anônimas brasileiras e estadunidenses. 2014. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Imposto de Renda é um tributo universal, instituído pelo governo federal dos países aos indivíduos ou entidades, que varia à medida que os rendimentos e proventos desses contribuintes variam. Este trabalho monográfico teve como tema de pesquisa a contabilidade tributária, com foco na tributação dos lucros auferidos pelas Sociedades Anônimas brasileiras e as equivalentes Corporations, nos Estados Unidos. Para o desenvolvimento do tema, realizaram-se pesquisas e procedimentos metodológicos para se chegar à conclusão do trabalho. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, a fim de obter um embasamento sólido e um suporte resoluto de diversas fontes legais e de autores a respeito da temática estudada neste trabalho. Posteriormente foi realizado um estudo comparativo, no qual foram abordadas as legislações tributárias específicas às empresas pesquisadas aplicáveis no âmbito brasileiro e estadunidense, identificando quais são as principais diferenças entre ambos os regimes, destacando, entre outros aspectos, as principais isenções e deduções existentes; o tratamento fiscal para os dividendos recebidos pelas pessoas físicas e jurídicas, e; a questão das alíquotas incidentes nas Sociedades Anônimas e Corporations. Ao findar da pesquisa realizada, constatou-se que as grandes companhias norte-americanas são beneficiadas devido às brechas fiscais existentes no sistema tributário estadunidense, reduzindo expressivamente suas alíquotas efetivas e recolhendo ao seu governo federal uma quantia menor do que as companhias brasileiras arrecadam ao fisco.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons