Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseMariaDeBrito.pdf409,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação da distribuição de dividendos e pagamento de juros sobre capital próprio com a cotação das ações da companhia AMBEV
Autor(es): Brito, José Maria de
Orientador(es): Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de
Assunto: Mercado de capitais
Títulos (Finanças)
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 23-Nov-2015
Referência: BRITO, José Maria de. Relação da distribuição de dividendos e pagamento de juros sobre capital próprio com a cotação das ações da companhia AMBEV. 2013. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa testar a relação da distribuição de dividendos e pagamento de juros sobre capital próprio com a valorização das ações da Companhia AMBEV na BM&FBOVESPA e na NYSE. A amostra analisada compreendeu as quatro ações da Companhia, bem como a remuneração dos dividendos e pagamento do JCP no período de 2008 a 2012. A metodologia apresentada e utilizada para verificar esta relação foi a análise estatística, através da correlação e regressão linear. Esta amostra foi coletada nos sítios da Companhia, da BM&FBOVESPA e da CVM. Verificou-se relação positiva entre estes dois eventos, ou seja, a valorização das ações Companhia acompanhou o acréscimo na remuneração dos dividendos e pagamento do JCP, esta situação somente não foi verificada no primeiro período de análise no ano de 2008, este fato é creditado à Crise do Subprime, que afetou negativamente, de maneira global, o mercado de capitais, porém a valorização obtida nas ações da Companhia em 2009 compensou esta situação. A pesquisa ficou limitada devido a não existência de outras companhias do segmento de industrialização e comercialização de bebidas no mercado acionário brasileiro, pois somente a AMBEV negocia seus papéis na BM&FBOVESPA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons