Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GlesseCustodioPinto.pdf2,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do programa PDDE interativo : instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar
Autor(es): Pinto, Glesse Custodio
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Gestão escolar
Educação - Distrito Federal
Escolas públicas
Ministério da Educação (MEC)
Data de apresentação: 29-Jun-2015
Data de publicação: 19-Nov-2015
Referência: PINTO, Glesse Custodio. Análise do programa PDDE interativo: instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar. 2015. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho traz o resultado de uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola/PDDE Interativo, elaborado e aplicado pelo Ministério da Educação em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. Para este relatório, foi estudado o programa nacional em sua aplicação no Distrito Federal, tendo como campo de ação as escolas Centro de Ensino Médio Paulo Freire e o Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, as quais fazem parte da rede da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, que é responsável por instituir o comitê gestor do PDDE Interativo do DF. O programa surgiu a partir de uma demanda da comunidade escolar, a qual desejava o aprimoramento de sua gestão e do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa baseou-se em uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental e bibliográfica, utilizando o diário de campo como técnica de registro dos dados coletados. Esses recursos foram utilizados com a finalidade de se analisar a influência do comitê do PDDE interativo do DF na tomada de decisão das escolas, especialmente em relação aos seus respectivos planos de ação. Conclui-se, ao final, que os problemas associados à interação do comitê com as escolas são causados por ambas as partes, não se evidenciando uma influência relevante dos comitês sobre os planos gerais de gestão escolar das escolas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons