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Título: A internacionalização da educação superior nas relações internacionais do Brasil : o caso do Programa Ciência sem Fronteiras
Autor(es): Oliveira, Juliana Santini de
Orientador(es): Bécard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Relações internacionais
Ensino superior
Programa Ciência sem Fronteiras
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Nov-2015
Referência: OLIVEIRA, Juliana Santini de. A internacionalização da educação superior nas relações internacionais do Brasil: o caso do Programa Ciência sem Fronteiras. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente artigo busca identificar o atual cenário da internacionalização da educação superior do Brasil, tendo como estudo de caso o programa governamental de mobilidade acadêmica internacional, Ciência sem Fronteiras. Inicialmente, será levantado o atual debate sobre os principais conceitos acadêmicos envolvendo a internacionalização da educação superior. Em um segundo momento, serão analisadas algumas iniciativas de internacionalização da educação superior do Brasil, identificando-as com os conceitos levantados. Por fim, será analisado o Programa Ciência sem Fronteiras, com base na sua constituição, suas principais características, os dados quantitativos, os principais desafios, o seu potencial de integração com os interesses das relações internacionais e, em particular, de corresponder aos interesses de internacionalização da educação superior do Brasil. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This articles aims to analyze the ongoing process of internationalization of higher education in Brazil, considering the case of the Science Without Borders Program, a governmental initiative to promote international academic mobility. At first, the debate on the main academic concepts regarding the internationalization of higher education is taken into account. Second, key initiatives of the internationalization of higher education in Brazil will be analyzed, based on the conceptions aforementioned in our study. Finally, the Science Without Borders Program, its constitution, main features, quantitative data, challenges and integration potential with Brazil´s external relations are considered as a background to the goals of the process of internationalization of higher education in the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2015.
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