Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_CileneAlvesMenezesFreitas.pdf590,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil e Ano Polar Internacional : ciência antártica numa perspectiva política
Autor(es): Freitas, Cilene Alves Menezes de
Orientador(es): Platiau, Ana Flávia Barros
Assunto: Ano Polar Internacional
Ciência Antártica
Expedições científicas
Antártida
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 30-Set-2010
Referência: FREITAS, Cilene Alves Menezes de. Brasil e Ano Polar Internacional: ciência antártica numa perspectiva política. 2008. 47 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Aborda a história e os objetivos do Ano Polar Internacional; como ele foi criado, um pouco do que foi alcançado com cada um deles e dar uma vista geral neste que está acontecendo, o IV API. Explica a importância da ciência nas relações internacionais. O segundo capítulo dedica-se ao continente antártico. São mostrados os atos internacionais que ditam as regras para as atividades realizadas na Antártica. O Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são descritos e explicados, a partir da ótica de teóricos das relações internacionais como Krasner e Strange, principalmente. No terceiro capítulo, encontram-se as atividades realizadas pelo Brasil no continente. Como se deu a assinatura e a ratificação do Tratado e em que contexto das relações internacionais do Brasil esse fato se insere. O quarto e último capítulo se atém ao que o Brasil vem concretizando neste quarto ano polar. São descritos detalhes de todos os projetos nos quais o país realiza pesquisas e o orçamento. Também é citado como a ciência ajuda países como o Brasil a se projetar mundialmente e como a ciência se insere dentro das esferas de poder. Pode-se dizer que os Anos Polares Internacionais foram os responsáveis pela inserção da Antártica e do Ártico na agenda internacional. Desde o seu início, o API reuniu diversos países em busca de respostas científicas que atendessem ao bem de toda a comunidade internacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais,2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1144
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.